Comissão Europeia vai financiar 183 novos projectos ambientais em 244 milhões de euros



A Comissão Europeia aprovou hoje o financiamento de 183 novos projectos relacionados com o LIFE+, fundo de protecção do ambiente, num montante total de 244 milhões de euros de financiamento.

Os projectos terão a participação de todos os Estados-Membros da União Europeia e abrangem acções de conservação da natureza, alterações climáticas, tecnologias limpas, política ambiental e informação e comunicação em matéria ambiental.

Ao todo, os projectos deverão representar um total de 530 milhões de euros, sendo que a UE financiará os tais 244 milhões de euros.

“O programa LIFE+ mantém o seu apoio financeiro a projectos inovadores e de grande qualidade, com um nível elevado de valor acrescentado para a UE. Estes novos projectos não só darão um contributo significativo para a conservação da natureza e a melhoria do ambiente, incluindo a luta contra as alterações climáticas, como ajudarão também a sensibilizar toda a Europa para os grandes desafios ambientais que enfrentamos, como a necessidade de dissociar o crescimento da utilização dos recursos”, explicou o comissário do Ambiente, Janez Potočnik.

A comissão recebeu 748 candidaturas em resposta ao seu mais recente convite à apresentação de propostas, que foi encerrado em Setembro de 2010. Dessas propostas, foram seleccionadas 183 para co-financiamento pelas três vertentes do programa: LIFE+ Natureza e Biodiversidade, LIFE+ Política e Governação Ambiental e LIFE+ Informação e Comunicação. Cinquenta e cinco destes projectos associam parceiros de mais de um Estado-Membro.

Os projectos LIFE+ Natureza e Biodiversidade visam melhorar a conservação das espécies e dos habitats em perigo. Das 203 propostas recebidas, a Comissão seleccionou para financiamento 64, provenientes de parcerias constituídas por organismos de conservação, autoridades públicas e outras partes. Situados em 18 Estados-Membros, estes projectos representam um investimento total de 223 milhões de euros, dos quais cerca de 125 milhões serão provenientes da UE.

Os projectos LIFE+ Política e Governação Ambiental são projectos-piloto que contribuem para o desenvolvimento de conceitos políticos, tecnologias, métodos e instrumentos inovadores. Das 399 propostas recebidas, a Comissão seleccionou 104 para financiamento, provenientes de um grande número de organismos dos sectores público e privado. Os projectos seleccionados, situados em 18 Estados‑Membros, representam um investimento total de 286 milhões de euros, dos quais cerca de 109 milhões provirão da UE.

A Comissão irá contribuir com mais de 16 milhões de euros para 14 projectos directamente dedicados à luta contra as alterações climáticas, com um orçamento total de 40 milhões de euros. Além disso, 12 projectos centrados noutros temas exercerão também impacto indirecto nas emissões de gases com efeito de estufa.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...