Comissário europeu do ambiente elogia Green Project Awards
O Green Project Awards (GPA) conta este ano, pela primeira vez, com o apoio da Comissão Europeia, um “reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser realizado, desde 2008, em torno da temática da sustentabilidade”, explica o movimento em comunicado.
O Comissário Europeu do Ambiente, Janez Potočnik, felicitou a organização do GPA pela importância da iniciativa na promoção do desenvolvimento sustentável além-fronteiras.
“Tanto o Presidente Durão Barroso como eu ficámos satisfeitos por saber desta iniciativa, que visa consciencializar para a complexidade dos desafios globais que enfrentamos e para os projetos que promovem o desenvolvimento sustentável nos países de língua portuguesa em todo o mundo”, explicou o comissário europeu em carta enviada à organização do Green Project Awards.
Segundo o Comissário Europeu do Ambiente, “os desafios ambientais dizem respeito a todos nós e não podem ser resolvidos por um só país. O compromisso mundial é crucial se queremos garantir um futuro seguro e sustentável”.
José Manuel Costa, presidente da GCI e mentor do Green Project Awards, congratulou-se com esta distinção atribuída pela Comissão Europeia: “Acreditamos no valor de iniciativas como o Green Project Awards, cujo sucesso pode ultrapassar as barreiras geográficas de um país. Este é o reconhecimento pelo papel que o GPA tem desempenhado como veículo prioritário para fazer a ponte entre os países de língua portuguesa e na promoção do desenvolvimento sustentável em três continentes”.
Em todos os países onde está implementado, o GPA tem granjeado diversos apoios e reconhecimentos. Em Portugal, por exemplo, conta com o Alto Patrocínio da Presidência da República e o apoio do Ministério da Agricultura e do Mar, Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Ministério da Economia, Ministério das Finanças, Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social e pela Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude.