Como 10 proprietários decoraram 10 apartamentos idênticos do mesmo prédio (com FOTO)

Dez andares, dez apartamentos

O projecto mais recente do fotógrafo romeno Bodgan Gîrbovan tem tudo a ver com o Green Savers: ele aborda arquitectura, reabilitação urbana, design, planeamento urbanístico e sustentabilidade.

Bogdan escolheu um edifício habitacional de 10 andares na zona este de Bucareste, capital da Roménia, e fotografou os dez apartamentos do primeiro ao décimo andar, com os seus proprietários, do mesmo ângulo.

As diferenças são impressionantes e podem ser vistas do ponto de vista sociológico – a idade dos proprietários reflecte-se na mobília e disposição dos móveis, por exemplo – mas também do ponto de visto mais ligado à ecologia e design – presença ou ausência de plantas ou objectos ligados ao ecodesign.

Denominado 10/1, o projecto é composto por estas dez fotografias. “É um bloco de apartamentos de dez andares, todos por cima dos outros. São idênticos, tanto nos detalhes exteriores como interiores”, explicou o fotógrafo ao Bored Panda.

O edifício não foi escolhido aleatoriamente: Bogdan vive, ele próprio, no décimo andar. “Assim, foi mais fácil falar com os proprietários dos outros andares”. Construído em 1966, este é um dos 70.000 edifícios de Bucareste que apenas têm um apartamento por andar.

“Tirei as fotografias do mesmo ângulo, para melhor ilustrar a mistura das classes sociais do edifício. Os quartos podem ser vistos como um quadro psicológico de quem neles habita, reflectem a sua história e relação com os tempos actuais”, continuou o jovem fotógrafo.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php