Como a dose diária recomendada de calorias falhou para todos nós
Esqueça a sua contagem diária recomendada, aqui está a quantidade de calorias que realmente deve comer num dia, diz a “Science Focus”.
Segundo a mesma fonte, as calorias dão-nos uma ideia de quanta energia os alimentos e bebidas contêm, e têm sido uma obsessão dietética nas últimas décadas. A maioria de nós pode repetir que as mulheres precisam de 2.000 calorias por dia, e os homens precisam de 2.500.
Mas como indicam as diretrizes do SNS, “uma dose diária ideal de calorias varia dependendo da idade, metabolismo e níveis de atividade, entre outras coisas”.
As calorias são boas unidades teóricas, diz Duane Mellor, porta-voz da British Dietetic Association e dietista registado, mas são defeituosas. Enquanto uma avelã contém uma certa quantidade de potencial energético, quando consumida requer bastante energia para a decompor – e ainda mais energia escapará à digestão.
“Isto é porque a energia está dentro da fibra, que não podemos decompor. Enquanto que o mesmo número de calorias do macarrão instantâneo é muito mais fácil de absorver”, explicou.
Mellor aponta para o trabalho de Kevin Hall no Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, que descobriu que comer alimentos ultraprocessados em comparação com alimentos não processados levou a uma maior ingestão de energia e ganho de peso, apesar dos alimentos terem as mesmas calorias, açúcar, gordura, sódio, fibras e macronutrientes.
Depois temos de ter em conta a variação dos alimentos não processados. “Se tiver um número num rótulo, devido à biologia, pode variar em cerca de 20%”, diz Mellor.