Como a maior prisão indiana se transformou numa marca de sucesso



A TJ é uma marca indiana de mobiliário, snacks, produtos de padaria e roupas que começou por vender em alguns outlets de Nova Deli. Nos últimos meses, depois de ganhar uma forte base de clientes, lançou várias lojas em nome próprio naquela cidade e entrou no e-comércio.

Esta seria uma história normal de uma empresa que caminha para o sucesso, não fosse o facto de TJ significar “Tihar Jail” e os responsáveis pela marca estarem presos na maior prisão da Ásia do Sul.

Os produtos vendidos pela TJ são fabricados por cerca de 1.000 presos de Tihar Jail, que trabalham oito horas por dia e seis dias por semana –e  que são pagos pelo seu trabalho, para além de recolherem uma percentagem proveniente da venda do produto em questão.

De acordo com o Financial Times, a TJ não se quer ficar por Nova Deli e está já a delinear a sua estratégia para outras cidades indianas e, através da plataforma online, também para outros países.

“É uma boa forma, para quem está preso, de ter alguma formação e receber também algum dinheiro. E esta forma de reabilitação permite também que, mal tenham terminado as suas penas, consigam um emprego importante no mundo exterior”, explicou Jagmohan Kashyup, assistente de uma das lojas da TJ.

A TJ, que entrará no comércio online dentro de um mês, começou a pensar na sua expansão geográfica depois de no último ano a facturação duplicar para os 1,9 milhões de euros. Este resultado deveu-se à grande procura por produtos de padaria e ao pedido do Governo para fabricar mesas para cerca de 1.000 escolas.

“Temos tido uma resposta tão positiva que tivemos que lançar um site onde as pessoas possam comprar os nossos produtos. Noutras cidades indianas e, porque não, por todo o mundo”, concluiu Sunil Gupta, administrador de Tihar Jail, ao FT.





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