Como a solidariedade ajuda os portugueses a reciclar aparelhos eléctricos e electrónicos



Em apenas quatro dias, a Worten conseguiu angariar €74.000 para várias instituições de solidariedade social. O registo é mais do que simbólico – é, de facto, uma das grandes campanhas de responsabilidade social em Portugal, se tivermos em conta a sua pequena duração – e foi alcançado com a dupla ajuda dos clientes da marca: através dos equipamentos eléctricos e electrónicos entregues e do seu peso – sim, literalmente.

A campanha chamou-se Quilos de Ajuda e levou a Worten a convidar os seus clientes a pesarem-se junto das suas lojas, durante quatro dias. O peso total alcançado juntou-se às dezenas de toneladas de REEE (resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos) recolhidas e foram alcançados dois números: 20 mil participantes e €74.000 extra doados.

Ainda que a acção tenha sido inovadora, ela inseriu-se numa estratégia concertada: todos os anos, a Worten entrega €50, em novos equipamentos, a instituições de solidariedade portuguesas, por cada tonelada de velhos equipamentos entregues e recolhidos na loja. “[Este ano] quisemos apresentar uma acção original e que nos permitisse potenciar a mensagem-chave do projecto”, revelou ao Green Savers Nuno Nascimento Rodrigues, director de marketing da Worten.

Lançado em 2009, o projecto de responsabilidade social e ambiental da Worten já recolheu mais de 27 mil toneladas de REEE, tendo apoiado directamente 362.000 utentes de 1.483 instituições. Nuno Nascimento Rodrigues salienta a “boa sinergia e parceria” com a ERP Portugal” para o sucesso do projecto, que se foca na necessidade dos clientes da Worten em serem sensibilizados para a importância de encaminharem os equipamentos velhos para reciclagem.

Assim, todas as 130 lojas Worten portuguesa têm um depositrão onde os portugueses – cliente ou não da Worten – podem deixar os equipamentos que pretendem ver reciclados. Para além dos electrodomésticos e equipamentos electrónicos, a Worten recebe ainda pilhas, tinteiros e toners.

“Portugueses estão muito sensíveis à temática ambiental”

O Quilos de Ajuda, recentemente premiado no Green Project Awards, foi uma acção pontual de quatro dias, mas a Worten mantém o projecto que alia reciclagem à solidariedade social activo todo os dias. “A mensagem é contínua, o projecto está em vigor todos os anos. Neste momento não temos nenhuma acção específica, o que não quer dizer que não possamos vir a ter”, continuou Nuno Rodrigues.

O responsável acredita que os portugueses já reciclam os seus electrodomésticos – “sim, sem dúvida que estão mais sensíveis a esta temática ambiental” – e percebem que cabe a cada português desempenhar o seu papel. “Se, para além da parte ambiental, puderem também contribuir para ajudar aqueles que mais precisam, melhor. Um micro-ondas oferecido pela Equipa Worten Equipa pode fazer toda a diferença para aquecer as refeições das crianças num ATL, assim como uma máquina de lavar roupa pode ser essencial para o bom funcionamento de um lar de idosos”, continuou.

“Se a lei nos diz para recolher os REEE e encaminhá-los para reciclagem, obviamente que o vamos fazer, mas queremos ir mais longe. Pensámos acrescentar uma preocupação ambiental, uma necessidade social”, concluiu Nuno Rodrigues.

Este artigo faz parte de um vasto trabalho sobre os vencedores do Green Project Awards 2014. Todos os vencedores da iniciativa portuguesa podem ser consultados neste link.

[nggallery id=1554 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...