Como a União Europeia quer transformar as auto-estradas em comboios de quatro rodas (com VÍDEO)



Não é a primeira vez que falamos deste tema no Green Savers, mas há novidades sobre o projecto SARTRE – Safe Road Trains for the Environment – da União Europeia, uma linha de carros inteligentes e que se auto-conduzem. Com velocidade e direcção controlados, este comboio de auto-estrada permite aumentar a eficiência dos combustíveis e reduzir as emissões de CO2 até 20%.

Em Maio, segundo a Wired, o projecto foi experimentado numa auto-estrada pública perto de Barcelona, Espanha. Durante 200 quilómetros, a uma velocidade de 85 km/h, três Volvo XC60, V60 e S60 seguiram um camião, o veículo principal.

“[Os carros] estava equipados com sistemas de segurança como câmaras, radares e sensores laser, o que lhes permitiu não só perceberem onde estava os outros carros do “comboio” mas também manter um olho nos restantes automóveis que circulavam na estrada”, explicou a revista.

A chave de todo o processo está nas comunicações sem fios, que permitem aos veículos seguir o camião principal e reproduzir as suas acelerações, travões e viragens. E manter-se cerca de seis metros atrás do outro carro.

Segundo os investigadores do projecto, o objectivo é transformar a auto-estrada num comboio. O condutor pode estudar os horários e, simplesmente, entrar na fila de carros. Depois basta entregar a navegação a um computador e relaxar.

Na verdade, talvez o projecto não faça assim tanto sentido. Se o SARTRE quer transformar este projecto num comboio, porque razão não incentiva os condutores de um determinado automóvel a… andarem de comboio? Não fará mais sentido? As pessoas conduzem – também – porque gostam da autonomia que têm. De decidir o seu destino. Porque razão deveremos transformar as auto-estradas em ferrovia, se já temos uma ferrovia 100% operacional?

Qual a sua opinião, caro leitor? O que acha deste projecto da União Europeia?





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...