Como Alfred Heineken inventou o upcycling em 1963 (com FOTOS)
O termo upcycling foi criado em 2002 pelos autores William McDonough e Michael Braungart, no livro Cradle to Cradle – apesar de já ter sido utilizado, pelo menos, por dois outros autores, nos anos 90. Porém, quarenta anos antes, em 1963, já o cervejeiro holandês Alfred Heineken, neto do fundador da cerveja homónima, tinha desenvolvido um projecto futurista que, basicamente, criou esta necessidade de transformar resíduos inúteis ou descartáveis em novos materiais.
O produto em questão, como não poderia deixar de ser, era uma garrafa de cerveja – a Heineken WOBO. Desenhada por Alfred em colaboração com o arquitecto holandês John Habraken, esta garrafa era também conhecida como “tijolo com cerveja”.
A ideia de Heineken teve como pano de fundo uma visita às Caraíbas, onde imediatamente se apercebeu de dois problemas: uma enorme quantidade de lixo na praia e falta de materiais de construção. O resultado desta dupla visão foi a Heineken WOBO, uma garrafa que se unia a outra garrafa, formando um tijolo de vidro.
O design final da WOBO foi produzido em dois tamanhos – 350 e 500 mm – mas as duas versões visavam uma colocação horizontal, unindo as duas garrafas (como pode ver nas fotos).
Segundo o Inhabitat, a primeira produção colocou no mercado 100 mil garrafas, muitas delas utilizadas, posteriormente, para construir uma cabana de Heineken em Noordwijk, Holanda. “Um dos grandes desafios foi perceber como construíamos os cantos”, explicou então Heineken.
Apesar do inicial sucesso do projecto, a verdade é que a Heineken acabou por cancelar – ou melhor, suspender – o projecto. Em 1975, devido ao interesse súbito de Martin Pawley, autor de Garbage Housing, pelo projecto, a Heineken juntou-se ao designer Rinus van der Berg para desenhar um edifício com colunas feitas por tambores de óleo, bocados de autocarros Volkswagen como tecto e garrafas WOBO como paredes. No entanto, a estrutura nunca saiu do papel.
Hoje, a cabana de Heineken e uma parede feita de WOBO no Museu Heineken, em Amesterdão, Holanda, são duas das únicas estruturas feitas de garrafas de cerveja Heineken WOBO. Há quatro décadas, a ideia era futurista e, ainda assim, foi concretizada. O mais incompreensível de toda esta história, porém, é perceber que, quarenta anos depois, nunca mais ninguém pegou no conceito.
[nggallery id=843 template=greensavers]