Como as energias renováveis mudaram por completo esta pequena vila alemã

um paraíso de energias renováveis

Tudo começou há quase duas décadas, quando os responsáveis pela pequena vila alemã Wildpoldsried decidiram fazer uma radical mudança na forma como produziam energia e apostaram em alternativas sustentáveis para responder às necessidades da comunidade.

20 anos volvidos, esta pequena vila localizada na Baviera conseguiu o impensável: produz energia mais que suficiente para responder às necessidades energéticas da comunidade, ficando com excedentes de produção na ordem dos 5% para vender aos “vizinhos” e assim obter lucro.

Em 1999 a vila definiu metas ambientais bastante elevadas, que incluíam a construção de várias infra-estruturas ecológicas, a protecção dos recursos hídricos da região e a eliminação ecológica das águas residuais.

Todos os planos foram postos em prática, mas a vila não ficou por aí, avançando com a construção de várias instalações de biogás, mais de uma dezena de turbinas eólicas, um sistema hidroeléctrico e sistemas de energia fotovoltaica. Os sistemas de biomassa e geotérmicos não foram esquecidos, fazendo também parte das estruturas de energias renováveis da vila.

Com pouco mais de 2600 habitantes, Wildpoldsried é o exemplo de como uma comunidade pode mudar toda a sua “entidade energética” adoptando medidas que têm como objectivo a diminuição do seu impacto ambiental (por exemplo pela redução da utilização de combustíveis fósseis), mas também uma redução dos custos com energia para a localidade. Neste caso a vila conseguiu um rendimento extra bastante significativo à conta desta sua opção sustentável.

Conheça aqui um pouco mais da história desta vila.

Fotos: Richard Mayer

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php