O futuro da agricultura?

Já é possível plantar seis hectares e meio de produtos orgânicos em 1/8 de hectare, através de quintas verticais interiores. Este realidade é possível através do sistema produtivo da Urban Produce, sediada na Califórnia, Estados Unidos.

A plantação de micro-verduras de legumes ou ervas aromáticas pode, assim, acontecer em larga escala em ambientes interiores e independentemente da temperatura que se faça sentir no exterior, divulga o inhabitat.

O sistema de cultivo tem uma correia de distribuição que distribui água e nutrientes necessários ao desenvolvimento das plantações, usando menos 90% de água e 80% menos de nutrientes aditivos do que os métodos de agricultura convencionais. Outro benefício é não ser necessário usar pesticidas ou herbicidas, graças ao seu ambiente controlado.

Não só regiões desprovidas de clima favorável à agricultura mas também locais de elevada concentração populacional (cidades e até mesmo bases militares) podem beneficiar deste sistema de produção de vegetais frescos.

As quintas verticais interiores apresentam ainda como benefícios a redução de pegada ecológica associada ao transporte dos vegetais e a criação de emprego local.