Como conseguir um cabelo saudável?
Um Cabelo ‘saudável’ é extraordinariamente importante para a nossa identidade – basta perguntar aos homens carecas ou às pessoas com a textura ondulada ou enrugada do cabelo afro natural. Mas não será o cabelo, na sua maioria, constituído proteínas mortas? E como pode algo que não está vivo ser considerado saudável? Tudo se resume à integridade da cutícula.
Segundo a “Science Focus”, a cutícula é a camada mais exterior do cabelo e funciona como uma proteção. É constituída por células mortas, sobrepondo-se ordenadamente como telhas de telhado. Com o tempo, o calor, o estilo químico, a luz UV, a poluição e a natação em piscinas com cloro podem impedir que estas células se mantenham planas – criando fendas na armadura. Isto permite que elementos prejudiciais penetrem no núcleo do fio de cabelo e o enfraqueçam, tornando o cabelo baço, seco e quebradiço. Compare as pontas do seu cabelo com a parte mais próxima do couro cabeludo e os danos ambientais serão provavelmente óbvios.
Assim, aconselha o site, mantenha as suas cutículas em estado de ponta, encontrando a combinação certa – e a frequência – de limpeza e hidratação para o seu tipo de cabelo. Foque o champô perto do seu couro cabeludo, onde pode fazer o seu trabalho na remoção dos óleos naturais que aí se acumulam.
Use produtos amaciadores ao longo da haste capilar, até às pontas, para reabastecer qualquer humidade retirada pelo processo de champô e ajudar a selar a cutícula fechada. Finalmente, limite a frequência com que usa o calor para pentear o seu cabelo. A temperaturas superiores a 180°C, as proteínas do cabelo começam a decompor-se, e os danos causados pelo calor são irreversíveis. Os ferros de alisamento podem atingir 230°C. Por isso, proceda com cautela!