Como dar nova vida aos resíduos de plásticos? Procuram-se ideias criativas



Como transformar resíduos plásticos, dando-lhes novas utilidades, formas, toques, acabamentos e emoções? A pergunta foi o mote para um desafio de criatividade, o Plastic Products, lançado recentemente pela Plataforma Fibrenamics Green.

Criado em parceria com a Lipor, o concurso está direccionado para os membros pertencentes à rede Green Think Tank (GTT), plataforma online que junta profissionais de várias áreas das indústrias criativas, através da troca de ideias e do contacto interdisciplinar. O objectivo que une estes profissionais é só um: encontrar soluções e produtos inovadores que façam bom uso dos resíduos.

Até 20 de Abril, o desafio criativo da Fibrenamics Green e da Lipor está aberto a todos que ficam logo com mil ideias a fervilhar sempre que se fala na reutilização de resíduos e em alternativas sustentáveis.  

Os projectos a concurso deverão incorporar mistura de resíduos de plásticos rígidos (acrilonitrilo-butadieno-estireno, poliestireno, polipropileno, entre outros) de difícil triagem. As ideias apresentadas poderão também incluir componentes noutros materiais que não os resíduos, desde que a sua pertinência seja devidamente fundamentada.

O júri do concurso, constituído por Raul Fangueiro, da Universidade do Minho, Benedita Chaves, da Lipor, e João Feyo, da OPO-LAB, irá eleger a melhor proposta, segundo critérios de mérito, de inovação, criatividade, sustentabilidade, exequibilidade técnica e potencial de mercado.

Pela ideia vencedora, o projecto escolhido receberá um prémio monetário no valor de €1500. Todas as informações deste desafio criativo aqui.

Foto: via Creative Commons 



Notícias relacionadas

loading...

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.