Como está Portugal a comemorar o Dia Sem Carros?

Um pouco por todo o país, o Dia Sem Carros está a ser comemorado com várias iniciativas de sensibilização para a importância da mobilidade sustentável.

O jornal Público publicou uma extensa reportagem sobre como estão 60 localidades portuguesas a comemorar o Dia Sem Carros – e o Green Savers vai destacar algumas destas acções.

Aliás, pode encontrar-se um pouco de tudo: viajar de borla num mini-autocarro eléctrico em Viana do Castelo, realizar num peddy-paper na Póvoa do Lanhoso, um passeio nocturno de bicicleta em Famalicão ou participar em acções de sensibilização em Esposende ou no Porto.

Há também a apresentação do primeiro ponto de carregamento para veículos eléctricos em Coimbra, Aveiro, Leiria, Torres Novas, Évora e Faro, a entrega de lixo em Almada – que dará direito a viagens grátis nos transportes públicos – e passeios de charretes na Moita.

No Seixal haverá um passeio a pé no Núcleo Urbano Antigo e em Setúbal apresenta-se o programa RAMPA – Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade.

Confira aqui todas as acções previstas para o dia de hoje, inclusive as de Lisboa.

Citada pelo Público, a ministra do Ambiente confessou-se confiante na adesão ao Dia Europeu sem Carros. “Consideramos que a Semana da Mobilidade vai conseguir os seus objectivos, o que vem acontecendo há já vários anos”, disse Dulce Pássaro.

“É uma iniciativa bem estruturada, em que são desenvolvidas várias acções de sensibilização para a utilização de transportes amigos do ambiente. [Este apelo] é fundamental para a mudança de comportamentos”, explicou ainda a ministra do Ambiente.

O Green Savers passou parte da manhã a acompanhar o presidente da Carris, José Silva Rodrigues, e o secretário de Estado dos Transportes, Carlos Correia da Fonseca, na apresentação dos 30 novos autocarros articulados da transportadora. Aliás, viajámos num Net Bus – que tem o serviço de internet grátis.

Iremos publicar a reportagem desta manhã nas próximas horas, mas antes lançamos um desafio: como comemoraram o Dia Sem Carros nas vossas localidades? E os vossos concidadãos, aderiram às iniciativas?

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...