Como Las Vegas está a reinventar o transporte individual



O CEO da Zappos (um dos maiores vendedores online de calçado), Tony Hsieh, tem gasto centenas de milhões de euros a revitalizar a baixa de Las Vegas, tornando-a num centro tecnológico, empreendedor e cultual desde que a sede da Zappos se mudou dos subúrbios para a baixa da cidade.

O projecto de revitalização – Downtown Project – começou em 2011, com o intuito de dar melhores condições de trabalho aos funcionários da Zappos e acabou por atrair muitas outras empresas para o local. Agora, o próximo projecto de Hsieh pretende revolucionar os transportes públicos de Las Vegas e reinventar a utilização do carro privado. Com a mudança da sede da Zappos para a baixa da cidade, o principal meio de deslocação dos funcionários é o carro, já que a maioria dos trabalhadores vive nos subúrbios e a rede transportes públicos é boa mas não o suficiente, refere a Atlantic Cities.

Chamado de Project 100 – e com financiamento através do Downton Project -, o plano poderá tornar Las Vegas numa cidade livre de carros privados. O nome do projecto provém da quantidade de veículos públicos que Hsieh quer implementar na cidade: 100 Tesla Model S, 100 bicicletas partilhadas, 100 veículos eléctricos partilhados e autocarros que vão servir cerca de 100 paragens diferentes.

Os membros do Downton Project – que agora abarca muitas mais empresas – foram já instados a “livrar-se” dos transportes próprios e começar a utilizar a aplicação do novo sistema de mobilidade que o projecto quer implementar, que deverá estar pronto no final deste ano ou no início do próximo. Por agora, estão apenas a realizar-se viagens experimentais.

O Project 100 vai funcionar através de membros e de uma aplicação para dispositivos móveis, que oferece várias escolhas de transporte consoante a localização do utilizador e os meios de transporte mais próximos. As opções do utilizador são quatro: um Tesla Model S que funciona como um táxi; um parque de bicicletas, onde este veículo de duas rodas pode ser debloqueado e pedalado até ao parque mais próximo do local para onde o utilizador deseja deslocar-se; um autocarro que oferece várias paragens para viagens mais longas; um veículo eléctrico que pode ser desbloqueado e utilizado livremente.

Os detalhes ainda são escassos e também ainda não há informação sobre o custo do projecto de mobilidade ou o custo mensal para os que desejem aderir ao serviço, mas sabe-se já que o preço do utilizador será baseado em zonas.

Foto:  Moyan_Brenn / Creative Commons





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