Como manter os animais de estimação quentes no inverno



Durante os meses frios de inverno – especialmente perante a vaga de frio que se faz sentir – é importante manter os animais de estimação quentes e confortáveis, mesmo que tenham um espesso manto de pêlo para os aquecer.

Como os animais continuam activos durante esta época, especialmente os cães que gostam sempre de passear e se aventurar na neve, é conveniente arranjar-lhes uma capa. Se para si estiver frio, mesmo com o casaco vestido, então para o seu cão também estará. Lembre-se que nem todos os cães são como os huskies e, como tal, são menos tolerantes ao frio.

Tente expor o seu animal ao frio o mínimo possível. Experimente mais jogos no interior da habitação para que as idas à rua sejam menos frequentes. Se viver perto de pavimentos gelados e escorregadios tenha atenção redobrada. É importante verificar também as patas do seu animal, quer seja cão ou gato, e certificar-se que não existem irritações ou pequenas queimaduras provocadas pelo gelo.

Quanto aos gatos pode também arranjar-lhes uma capinha, se bem que preferirão um lugar quente da casa, como perto da lareira ou do aquecedor – os cães e outros animais também gostam destes lugares. Certifique-se, porém, que a fonte de calor não coloca o seu animal em perigo. Verifique também as rodas do seu carro para se assegurar que nenhum gato vadio lá está escondido. Durante os meses frios os motores dos carros são locais que os gatos de rua costuma procurar para se aquecer e abrigar.

Tenha também especial atenção com animais com problemas de saúde, como diabetes, doenças cardíacas, doenças renais ou problemas hormonais, já que lhes é mais difícil regular a temperatura corporal. O mesmo aplica-se ainda a animais pequenos ou idosos. Em caso de dúvidas é sempre bom consultar o veterinário.

Foto: FMINYC / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...