Como o hotel Inspira Santa Marta continua a bater os recordes ambientais ano após ano (com FOTOS)



No início de 2014, o Economia Verde visitou o Inspira Santa Marta, bem no centro de Lisboa, e ficou a saber que, de 2012 para 2013, o hotel tinha poupado 4% em energia eléctrica, 2% em água e 1% em gás. Passados dois anos, o Green Savers procurou saber junto da unidade hoteleiras se os números continuavam em sentido descendente e a resposta não poderia ser mais positiva.

“De 2013 para 2014 os consumos de energia decresceram, reflectindo-se inequivocamente nas respectivas facturas. O consumo anual de electricidade decresceu 4% e o consumo anual de gás 10%. E apesar do aumento do número de dormidas, o consumo de água manteve-se praticamente constante”, explicou ao Green Savers a coordenadora de sustentabilidade do Inspira, Margarida Gonçalves.

A “estória” do Inspira Santa Marta, inaugurado em 2010, tem sido contada diversas vezes na comunicação social. A unidade hoteleira foi uma das primeiras do centro de Lisboa a aproveitar a luz do Sol para aquecer as águas sanitárias, através dos 70 metros quadrados de painéis solares instalados no telhado. “O Inspira foi concebido numa perspectiva de ciclo de vida. Atendeu-se, desde a fase de projecto, a medidas de diminuição do consumo de energia para o perfil previsto de utilização do estabelecimento hoteleiro”, recordou Margarida Gonçalves.

Aquando da recuperação do edifício, já existente na rua de Santa Marta, foram pré-delineadas diferentes medidas para mitigar potenciais impactes ambientais, como a implementação de 35 painéis solares térmicos para água quentes sanitárias, de modo a aproveitar a radiação solar disponível, recurso privilegiado na região de Lisboa.

Paralelamente, o Inspira foi acrescentado outras características ligadas à sustentabilidade, de sensores de iluminação nas áreas públicas, lugares de estacionamento exclusivos para veículos híbridos e eléctricos e redutores de caudais em todas as torneiras.

Nos últimos tempos, o hotel substituiu os tradicionais menus em papel por tablets, no seu restaurante Open, e está a estudar o lançamento de uma app para o check in and out, evitando a utilização de papel e salvaguardando o anonimato dos clientes – o que tem sido o principal entrave à emissão de facturas digitais.

O hotel está ainda a proceder à substituição gradual, a médio prazo, da iluminação menos eficiente, assim como a elaboração de alguns case-studies como plataformas de avaliação de futuras tecnologias e medidas que poderão delinear o futuro do Inspira.

Dos vídeos aos prémios

Nos primeiros anos, o Inspira incentivou os colaboradores a realizaram pequenos vídeos sobre sustentabilidade. “A aposta inicial na elaboração de vídeos com um cariz regular teve um efeito disseminador da adopção de boas-praticas entre os colaboradores do Inspira. Actualmente a elaboração de vídeos é efectuada sobretudo em dias temáticos, sendo que a sensibilização e formação dos colaboradores foi reforçada através de um programa de formações em diferentes temáticas nas quais está a génese do hotel, desde a consciência ambiental a princípios de Feng Shui”, explicou a coordenadora de sustentabilidade.

O reconhecimento do hotel como um dos mais sustentáveis de Lisboa foi uma consequência deste investimento: no último ano, ele ganhou a categoria de Turismo, Mar e Agricultura, no Green Project Awards e, a nível internacional, foi considerado pela National Geographic World Legacy Awards como um dos três melhores hotéis na categoria de Earth Changer.

Sustentabilidade social

Às iniciativas de sustentabilidade ambiental, o Inspira tem acrescentado outras de carácter ligado à responsabilidade social, como a construção de bombas de água no Malawi. “No Inspira entendemos o conceito de sustentabilidade em toda a sua plenitude, no qual a componente social desempenha um factor-chave”, refere a responsável do hotel.

Foi assim que foi lançada uma parceria com a ONG Pump Aid, responsável pelo projecto de instalação de bombas de água potável em países em desenvolvimento. Através das receitas geradas pela venda da Água Inspira, filtrada e engarrafada no hotel, em garrafas de vidro reciclado, o hotel consegue co-patrocinar a instalação de bombas de água potável em regiões africanas, onde o acesso a este bem é bastante escasso.

O hotel ajuda também o projecto BIO+SINTRA, cujo objetivo é promover a participação do público na conservação dos valores naturais da Serra de Sintra, através da divulgação do projecto entre a comunidade corporativa e da participação em ações para a conservação da biodiversidade.

Green Project Awards, parceiro do Green Savers, e o Inspira Santa Marta Hotel estão a promover a oferta de 1 estadia de uma noite para 2 pessoas, com pequeno-almoço incluído. Saiba como participar.

 

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