Como os animais marinhos convivem com o plástico no mar



Cerca de 400 espécies marinhas de todo o mundo já foram encontradas “presas” a toneladas e toneladas de plástico espalhado no oceano: sacos de plástico, redes de pesca e outros resíduos.

Segundo um estudo da Universidade de Plymouth, 395 espécies já ingeriram ou ficaram entaladas em resíduos de plástico desde os anos 60 – destas, 67 estão em perigo de desaparecerem do Planeta e outras 300 já se habituaram a viver nas lixeiras de plástico. As principais vítimas desta poluição são as tartarugas, focas, pinguins, papagaios-do-mar e baleias.

De acordo com o estudo da universidade britânica, o problema aumentou 50% desde o relatório anterior, desenvolvido em 1997.

“Não sou anti-plástico – tem vantagens enormes. Mas precisamos de perceber que estas vantagens criam montanhas de resíduos. Temos de reverter esta tendência e vamos precisar de várias décadas para o fazer, mas é possível”, explicou ao Daily Mail o professor Richard Thompson, co-autor do estudo.

O relatório avisa ainda que a produção global de plástico aumentou dos cinco milhões de toneladas por ano nos anos 60 para os 280 milhões em 2011. “É evidente que, apesar dos esforços para remover os detritos do ambiente marinho, e restringir os despejos no mar, as quantidades de plástico estão a aumentar em alguns locais”, concluiu o responsável.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...