Como os medidores inteligentes o vão ajudar a poupar muita energia

Certamente já ouviu falar dos medidores inteligentes de energia, os smart meters, mas esta ferramenta ainda está na sua fase pré-histórica: todos os meses são lançadas novas inovações, actualizações e aparelhos.

Uma das últimas foi desenvolvida por uma equipa da Faculdade de Engenharia e Tecnologias da Informação da Universidade de Sydney, que construiu um sistema que monitoriza a utilização de energia para aparelhos domésticos.

A plataforma, denominada MyPower Energy, é construída a partir de um interruptor inteligente que fica entre a parede e a aplicação que será monitorizada. Depois da sua instalação, o consumidor pode colocar alguma informação básica sobre essa aplicação em particular, no site da MyPower.

A partir de um sistema de GSM, a ferramenta recolhe toda a informação sobre a utilização energética por parte do aparelho e transmite-a, via SMS, para um armazém baseado na computação em nuvem. O número é actualizado a cada 30 minutos.

Ao ter acesso a estas dados, o consumidor sabe qual a melhor altura para utilizar um determinado aparelho, basta entrar no site da MyPower.

Paralelamente, quem comprar o MyPower pode ainda comparar as performances de um qualquer aparelho electrónico com os dos outros consumidores inscritos, podendo calcular facilmente se compensa investir em novos gadgets ou aplicações.

“Ter acesso a estes dados vai permitir aos utilizadores a optimização da sua utilização de um aparelho e tirar partido das taxas menores de electricidade, ao remarcar por via remota – ou desligar – a aplicação”, explica Mahboobeh Moghaddam, um dos responsáveis pelo projecto.

Para além da sua utilização doméstica, o MyPower poderá ser colocado em edifícios governamentais e empresas, para perceber onde poderemos poupar energia.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php