Como os monolugares poderão ser o futuro do trânsito



Depois de modelos que apostam na partilha de carros, no reforço do investimento em transportes públicos ou na promoção do respeito pela bicicleta na cidade, há uma nova proposta para reduzir o trânsito em todo o mundo: o investimento em monolugares.

Segundo um artigo da prestigiada revista Forbes, é nestes carros eléctricos e com lugar – apenas – para o condutor que a Toyota está a investir. O modelo é o Combs, sendo que a empresa está a reduzir ao máximo o tamanho destes monolugares: os novos veículos possuirão apenas espaço para o condutor e dois sacos de supermercado!

Michael Kanellos, autor do artigo, explica que o Japão lidera nos monolugares, aproveitando a engenharia de precisão e design industrial para construir novos modelos.

Para além de mais baratos e leves, os monolugares podem ser a saída para as grandes cidades que sofrem com o trânsito, poluição e falta de lugares de estacionamento.

A sustentabilidade é uma grande arma destes modelos de veículo, o que pode levar os jovens a rapidamente aderirem a este nicho de mercado.

Kanellos chama ao monolugar um carro “que se pode estacionar na cozinha”, chega aos 60 quilómetros por hora e pesa 410 quilos. Por causa do seu peso pluma, também, só pode levar 140 quilos em carga – condutor incluído!

Finalmente, e segundo o colunista, os monolugares não deverão ser vendidos em grandes quantidades, mas são um conceito suficientemente “intrigante” para a Toyota continuar a desenvolvê-lo.





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