Como os teclados QWERTY estão a influenciar o que escrevemos
Os teclados QWERTY, inventados em 1868 por Christopher Sholes, influenciam a forma como escolhemos palavras para os nossos textos, quando estamos ao computador. Ao longo dos anos, vários estudos têm revelado que quem utiliza um teclado QWERTY prefere escrever palavras com as letras existentes do lado direito do teclado.
Agora, um estudo mais exaustivo sobre o tema desenvolvido pelo Swiss Federal Institute of Technology de Zurique, Suíça, e o Leibniz Institute for the Social Sciences de Mannheim, Alemanha, analisou milhões de nomes de produtos de 11 sites, incluindo Amazon, Yelp, Rotten Tomatoes e até Pornhub, e descobriu “provas robustas” de que existem mais letras do lado direito do teclado publicadas em nove dos 11 sites.
Segundo David Garcia e Markus Strohmaier, os autores do estudo, o oposto só foi visível num dos sites, a página pornográfica Redtube. “Isto sugere que a relação entre a mão e o significado [do que escrevemos] não se manifesta da mesma forma em todos os contextos”, avançam.
De acordo com o Quartz. há várias teorias que tentam explicar a nossa preferência por letras que se encontram à direita do teclado. Há quem garante que se trate de um preconceito cultural que assume a direita como o bom e a esquerda com o mau; o facto de favorecermos a mão direita, porque existem mais destros que canhotos ou porque existem menos palavras do lado direito que do esquerdo.
Ou, inclusive, porque existem mais vogais do lado direito que do esquerdo. “Não colocamos muitas emoções nas nossas consoantes, mas fazemo-lo com as nossas vogais”, afirmou ao New Scientist Naomi Baron, professora da Universidade Americana.
Para o final, um food for thought: em 2012, um estudo descobriu que o teclado QWERTY foi fundamental na invenção de novas palavras ou interjeições exclusivas da nossa vida online, como LOL. Algo que Sholes, que vendeu o teclado QWERTY à Remington em 1873, nunca se atreveria de antever.
Foto: darrenleno / Creative Commons