Como pode a economia azul garantir um futuro mais sustentável? O debate em Sines
Para assinalar o Dia Nacional do Mar, a 16 de Novembro, os Green Project Awards, vão organizar a 3ª Conferência do Ciclo de Conferências GPA 2017, desta vez em Sines. Em colaboração com o ministério do Ambiente, a conferência abordará o tema Desafios da Economia Azul para um Futuro Sustentável. Esta é mais uma iniciativa dos Green Project Awards, plataforma que promove as boas práticas e a discussão pública para o desenvolvimento sustentável.
O arranque da conferência será dado pelos membros GPA – APA, Quercus, GCI – e a sessão de boas-vindas estará a cargo da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e do Presidente das Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas.
“A Economia Circular Azul” será o primeiro tema abordado na conferência. Está a cargo de Yuvan A. Beejadhur, fundador e director da Beejadhur Ocean Solutions, uma consultora que oferece soluções sustentáveis relacionadas com os oceanos no sentido de maximizar os recursos naturais. Actualmente, é também o responsável pela área de Economia do Mar no The World Bank, tendo anteriormente sido economista nas Nações Unidas. Formado em Assuntos Internacionais e Administração Pública, conta com 15 anos de experiência em áreas como agricultura, ambiente, alterações climáticas e economia do mar.
Anne Christine Brusendorff é a segunda oradora nesta conferência e vai abordar a temática “Os serviços ecossistémicos do Oceano na nossa vida quotidiana”, uma intervenção focada essencialmente na gestão sustentável dos oceanos através da cooperação entre especialistas em ciências marinhas, stakeholders e decisores. Anne, doutorada em Direito Internacional Marítimo e Ambiental, é Secretária Geral do Concelho Internacional para a Exploração do Mar. Anteriormente, esteve 14 anos na Comissão de Protecção do Ambiente Marinho do Báltico.
A conferência contará ainda com duas mesas redondas. A primeira aborda a temática “Economia Circular do Azul: do Resíduo ao Recurso”, onde vão participar a Docapesca, Associação de Portos de Portugal e MARE Startup, e a segunda será sobre “Tecnologias Marinhas”, que vai contar com a presença da Tec4Sea, Universidade de Aveiro, CINAV e Universidade do Minho.
Esta é a 10ª edição do Green Project Awards, cuja cerimónia de entrega de prémios se vai realizar no dia 12 de Janeiro de 2018, no Porto.
Foto: via Creative Commons