Como pode uma casa de madeira e vidro ser tão perfeita?
O atelier mexicano S-AR Architects desenvolveu a Casa de Madera, uma casa elegante feita com material simples e procurado localmente. Quem quiser morar na Casa de Madera terá de o fazer sozinho ou estar acompanhado de uma outra pessoa, no máximo, mas a habitação é a prova – e esse foi o seu objectivo inicial – de que podemos criar casas belas sem impactarmos demasiado a natureza e meio qua a rodeia.
A casa encontra-se suspensa do solo a partir de uns tubos cilíndrico, de cimento, e utiliza painéis de vidro para facilitar a vista da paisagem que a rodeia. Os arquitectos chamam-na ultra-minimalista e a sua grande mais-valia está nos detalhes.
Construída com vários elementos estruturais de metal e vidro, é na madeira, porém, que está a chave da construção. Esta chega a ter 10 centímetros de grossura, em algumas partes, ou ser bastante fina, como acontece noutras.
Lá dentro, a casa tem dois elementos fundamentais, que levará o seu habitante a dormir ou estudar. O primeiro é um grande cilindro de madeira onde está instalada a casa de banho, que tem um sistema de chaminé. O outro é um pequeno cilindro onde se encontra o lava-louças e os canos da água.
Os arquitectos utilizaram duas estratégias de arrefecimento passivo, para manter os residentes confortáveis. Uma baseia-se na protecção da sala de estar e a outra levou-os a içar a casa para que o ar possa fluir e arrefecê-la.