Como podemos reinventar a cidade onde vivemos? Especialistas internacionais dão algumas sugestões



O Fórum Global Ecomobilidade vai discutir a mobilidade urbana e abrir a Semana Europeia da Mobilidade 2016, a 16 de Setembro em Almada. A Conferência contará com a presença de dois gurus internacionais em urbanismo e ecomobilidade: Konrad Otto-Zimmermann e Gil Peñalosa, bem como com a abertura do Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes.

O encontro é organizado pela Câmara Municipal de Almada, Agência Municipal de Energia de Almada, AGENEAL, Câmara Municipal de Lisboa e EcoMobility Alliance e espera-se um debate e troca de ideias para a resolução de problemas quotidianos como o congestionamento, poluição do ar e sonora. Também o elevado consumo de energia, emissões de CO2, apropriação excessiva do espaço público pelo automóvel e sinistralidade rodoviária estarão em discussão.

Nesta troca de ideias para problemas do dia-a-dia nas cidades, Konrad Otto-Zimmermann e Gil Peñalosa apresentarão soluções inovadoras, partilhando exemplos de cidades que foram redesenhadas para uma escala mais humana e sustentável. Konrad Otto-Zimmerman é neste momento director criativo da The Urban Idea GmbH e concebeu os eventos EcoMobility World Festivals, que têm mobilizado cidades como Joanesburgo ou Suwon, na Coreia do Sul, a viver um mês inteiro sem carros. Por seu lado, Gil Peñalosa é perito em urbanismo, aconselhando decisores e comunidades sobre como criar cidades vibrantes e saudáveis para todos, independentemente da idade, origem social, económica ou étnica.

No evento será ainda lançado o Manifesto “Menos um Carro”, projecto que pretende, através da partilha de informação, sensibilizar e motivar os cidadãos a repensar a forma como olham para o transporte público, a bicicleta e o veículo privado. O manifesto marca assim o alargamento desta iniciativa além da cidade de Lisboa.

A participação no Fórum Global Ecomobilidade é gratuita, contudo a inscrição é obrigatória. A ficha de inscrição, bem como todas as informações sobre a Conferência podem ser consultadas aqui.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...