Como poupar energia e gastar menos dinheiro com o aquecimento este Inverno



O frio já chegou em força, e com ele o desconforto térmico que a maior parte de nós sente dentro de casa. Apesar de ser natural querermos ligar aquecedores e fazer mais chá para nos aquecermos, existem algumas coisas que pode fazer para não só gastar menos energia – e, por conseguinte, diminuir a sua pegada de CO2 – mas também para poupar na carteira ao fim do mês.

Aqueça apenas a água de que precisa
Quem não gosta de um bom chá quente no inverno? Se tiver lá por casa uma chaleira para ferver água, uma boa forma de poupar energia é usando apenas a água de que precisa realmente. É certo que estas chaleiras incluem normalmente marcas com medidas de água, mas a medida mínima corresponde a muito mais água do que precisa para fazer uma chávena de chá. Um bom truque é colocar a água na sua chávena, e depois despejar o conteúdo na chaleira. Pode usar a mesma técnica se usar um fervedor no seu fogão.

 

Use roupa quente e mantas
É necessária muita energia para aquecer o ar frio em seu redor, pelo que é mais eficiente usar roupa quente em casa do que tentar manter o ar da mesma quente. Use camadas de roupa apropriadas ao frio e mantas para o ajudar a manter-se confortável.

 

Calafete portas e janelas
A falta de isolamento térmico é um dos grandes problemas na altura de manter a casa quente. Pode não parecer, mas o frio que entra da rua e o calor que se escapa para a rua faz com que seja necessário gastar muito mais energia para manter a sua casa quente. Isole portas e janelas para garantir que tapa potenciais frinchas e, deste modo, diminuir perdas de calor. A fita isoladora autoadesiva que se vende em qualquer drogaria é barata e serve perfeitamente para a maioria das situações.

 

Vidros e caixilharia dupla
Se o seu orçamento o permitir, em vez de vedar as janelas pode sempre optar por comprar novas, de preferência com vidro e caixilharia dupla. O espaço de ar entre os dois vidros é um excelente isolanto térmico, mas é necessário que a caixilharia seja também ela dupla e de boa qualidade, para evitar que haja perdas de calor por aqui – sem isto, de nada serve ter vidro duplo.

 

Isole a caixa dos estores
Outro dos culpados das perdas de calor são as caixas de estores. Por vezes, em casas mais antigas, esta é uma zona por onde o frio – e mesmo o vento – entram, pelo que uma forma de garantir o seu conforto térmico e contas de eletricidade menores é isolar a caixa dos estores.

 

Casa passiva
Se está a pensar fazer obras em casa, opte por atualizá-la segundo o método passive house(casa passiva). Com esta técnica, que nasceu na Alemanha, as casas são construídas, ou remodeladas, de forma a maximizar o isolamento e a diminuir a energia gasta para manter o conforto térmico – tanto no inverno como no verão. Não só poupa na fatura de energia (menos 75% de energia gasta quando comparamos uma casa passive house com uma nova, e menos 90% de energia em casas mais antigas) como está também a poupar o ambiente. Toda a informação na entrevista que fizemos a João Gavião da Homegrid e membro fundador e presidente da Assembleia Geral da Associação Passivhaus Portugal sobre estes temas.

Tem outras dicas que queira partilhar connosco? Envie-as para info@greensavers.pt





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...