Os botões, passado um certo tempo, começam a soltar-se da roupa, devido ao uso frequente, ao abotoar e desabotoar e também pelas lavagens. É importante, para a manutenção da roupa, o conserto dos botões. E, claro está, para também os evitar perder.

Muitos recorrem a uma costureira ou alguém que o saiba fazer, mas pregar um botão pode ser mais fácil do que imagina. Deixamos-lhe aqui os passos básicos e material para que possa coser os seus próprios botões.

Material:

– Fita métrica

– Agulha

-Linha

-Tesoura

– Palito ou fósforo

1. Primeiro encontre a posição correcta para o botão. Se estiver a coser um botão que tenha caído, facilmente encontrará a marca dos pontos originais. Se a peça de roupa não tiver marcas ou estas tenham desaparecido, utilize uma fita métrica para medir a distância entre os restantes botões e encontrar o local certo para pregar o novo.

2. Passe a linha na agulha e una as duas extremidades da linha com um nó na ponta. Enfie a linha pela parte interior da peça de roupa e dê alguns pontos para marcar o local onde vai colocar o botão e para se assegurar de que a linha está realmente presa.

3. Enfie o botão na agulha e comece a pontear através dos buracos do botão. Se for um botão com apenas dois buracos alterne a agulha entre os dois buracos. Se for um botão com quatro furos alterne a agulha entre os quatro buracos, com pontos paralelos ou na diagonal, formando uma cruz. Em qualquer dos casos alterne a linha entre quatro a cinco vezes para um botão de uma camisa ou entre seis a oito vezes no caso se um casaco.

4. Quando tiver terminado o último ponto, enrole a linha entre o botão e o tecido. Isto vai proteger os pontos e fixar o botão no local. Volte a passar a linha para o interior do tecido. Arremate a costura com alguns pontos sobre o local do nó.

5. Dê um nó frouxo na linha e, em seguida, insira a agulha no tecido e empurre o nó para baixo para que fique nivelado com o tecido, apertando-o à medida que o empurra para baixo. Remova a agulha e corte a linha.

Para botões em material mais grosso

Se for coser um botão de um casaco ou em outro material mais grosso é necessário que se assegure de que o botão tem espaço suficiente para caber debaixo do tecido, caso contrário o tecido vai enrugar. Para evitar esta situação, siga os passos acima descritos, mas quando estiver a passar a linha pelos orifícios do botão coloque um palito ou fósforo em cima do botão, e continue a passar a linha por cima do palito. Depois, retire o palito antes de enrolar o fio em torno da costura. Quando estiver a enrolar o fio, levante o botão para que o espaço deixado entre a linha e o botão pelo palito possa desaparecer. Isto vai permitir que o botão tenha espaço suficiente para passar na casa sem que o tecido fique enrugado.

Foto:  Robert S. Donovan / Creative Commons

Deixar uma resposta