Deixar que os produtos alimentares se estraguem é um problema para as carteiras, mas também um problema para o planeta. De acordo com o World Resources Institute, 25% das calorias produzidas para consumo humano são desperdiçadas. Isto traduz-se num grande desperdício de recursos, como a água, fertilizantes e energia, mas também poluição desnecessária.

Reduzir o desperdício alimentar nas nossas habitações não só ajuda o planeta como também nos permite poupar dinheiro. Indicamos aqui algumas dicas, publicadas pelo Tree Hugger, para aumentar o tempo de vida útil dos alimentos perecíveis.

1-  Guarde os abacates juntamente com rodelas de cebola

Os abacates e as cebolas são óptimos num guacamole. Mas antes de cozinhados, a cebola ajuda a prolongar o tempo de vida útil do abacate.

2- Guarde as ervas aromáticas em bouquets

O manjericão, a salsa e os coentros gostam de estar na humidade. Trate destas ervas como se flores se tratasse e verá que duram mais tempo. Mantenha-os juntos, como um bouquet, com os caules mergulhados em água.

3- Corte a rama das cenouras

A parte verde das cenouras é comestível, mas se a mantiver e colocar a cenoura no frigorífico, o vegetal vai apodrecer mais rapidamente. Assegure-se então de que as duas partes são separadas.

4- Não guarde batatas junto das cebolas

As cebolas libertam um gás que acelera a deterioração das batatas. Portanto, o melhor é guardar o tubérculo num local seco e fresco, longe das cebolas.

5- Mantenha o aipo em água

Para manter o aipo crocante e fresco durante mais tempo corte a zona da raiz e guarde-o no frigorífico num recipiente com água.

6- Não guarde espargos no frigorífico

Os espargos não necessitam de refrigeração. Em vez de os guardar no frigorífico, guarde-os à temperatura ambiente. Coloque-os num frasco com um pouco de água e verá que podem durar até uma semana.

7- Guarde os frutos silvestres num saco de papel

É importante prevenir o bolor nos frutos silvestres e a melhor forma de o fazer é guardá-los num saco de papel no frigorífico. Pode também utilizar vinagre para se livrar dos primeiros sinais de fungos.

Foto: Rogelio Perez / Creative Commons