Como se preparar para uma corrida São Silvestre?

Com o boom do running, as famosas corridas de fim de ano converteram-se num evento com uma grande repercussão mediática. Desde a clássica corrida de São Silvestre até às maratonas, milhares de pessoas juntam-se, desta forma original, para se despedirem do ano. ´

Para quem, em 2015, ainda não tem a forma física ideal para este tipo de exercício, fica uma a certeza de que, no próximo anos, as corridas de São Silvestre vão volta e, provavelmente, em maior número que 2015.

A cadeia de ginásios Virgin Active elaborou uma série de conselhos para preparar-se para uma corrida, quer seja runner profissional ou apenas queira se divertir com a família e amigos. Conheça-os aqui.

1.Como se preparar fisicamente para a corrida

Se é um profissional no mundo do running, de certeza que já correu uma maratona ou a famosa corrida São Silvestre. De qualquer forma, a Virgin Active recomenda-lhe que, duas ou três semanas antes da competição, reduza as suas corridas diárias para uma a três vezes por semana e não exceda os 25-30 minutos. Como alternativas adicionais para manter a forma tanto do coração como dos pulmões, pode ir nadar ou realizar exercícios curtos de cárdeo, aconselháveis para chegar ao dia da corrida totalmente preparado para ultrapassar o seu recorde pessoal.

Se é um corredor amador, estabeleça objectivos que sejam cómodos e fáceis de alcançar: aos poucos e poucos irá atingir facilmente o pretendido. Dois dias de treino por semana seriam ideais (cárdeo), e fazer treinos com amigos só os torna mais divertido, sem nunca esquecer de fazer uma vez por semana um treino de musculação para se manter mais forte que nunca.

2.O que comer antes da corrida?

A comida é o combustível que ajuda os seus músculos a recuperarem-se melhor depois de uma corrida intensa. O ideal é que, durante os dias anteriores à corrida, tome uma combinação de hidratos de carbono e proteínas. Existem também alimentos tradicionais que ajudam a combater o cansaço das corridas como cereais integrais, a nozes e a cafeína, que é um potente estimulante.

3.E no dia da corrida?

Na noite anterior à corrida consuma alimentos com muitos carbohidratos, que lhe darão a energia necessária. Uma boa opção é, por exemplo, um prato de frango e massa. É importante evitar as comidas picantes ou que não esteja familiarizado, qualquer coisa que lhe possa causar mal-estar gástrico antes do dia da corrida.

Por outro lado, na manhã da competição, o melhor é consumir, ao pequeno-almoço, uma taça de leite com aveia e fruta fresca. E se possível tomar o pequeno-almoço três horas antes do início da corrida para que o seu estômago tenha tempo para digerir a comida e processar a energia. E algo importantíssimo: beba muita água.

4.Alongamentos e aquecimentos essenciais antes da corrida.

Alongar antes da corrida ajuda os seus músculos e diminui as dores do dia seguinte. E até ajuda nos exercícios diários. Para aquecimento é recomendável correr 15 minutos de forma calma e realizar sprints de 100 metros quatro vezes. Aconselha-se também a trabalhar os intervalos aeróbicos com repetições a cada dois ou três minutos. Depois de cada uma deve correr lentamente e iniciar uma nova repetição.

5.E quando terminar a corrida?

Primeiro, deve correr lentamente durante 15 minutos, o que ajudará o corpo a voltar ao estado habitual. Também é muito importante comer algo depois da corrida. Consuma algo com uma boa base de proteína, gordura e hidratos de carbono, essenciais para uma boa recuperação. Sendo assim, não tenha medo de devorar a ceia de fim de ano e celebre o seu êxito desportivo com os seus amigos e família.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php