Com um som mais alto que uma motossera, esta é a ave mais barulhenta do mundo



O “sino branco” (araponga-da-amazónia) é uma ave que habita na América Central e do Sul, sobretudo no Brasil, e tem um dos cantos mais elevados do mundo entre as restantes aves. O som destes pássaros até pode superar os decibéis de um martelo pneumático ou o barulho de motosserras a trabalhar.

O Sino Branco (White Bell Bird), com uma aparência bastante normal, com cerca de 30 centímetros de comprimento, está coberto por uma penugem de penas brancas, exibindo no bico um peculiar apêndice ornamental (espécie de acácia negra), vive nas montanhas do nordeste da Amazónia e entrou recentemente para a lista dos pássaros mais barulhentos do mundo.

Um estudo da revista científica “Current Biology” vem comprovar que o ritual de acasalamento do “sino branco” macho consiste em cantar muito alto junto da fêmea. O nível máximo de decibéis atingido por estas aves do Brasil é de 125,4 db, o que não é considerado seguro, por exemplo, para o ouvido humano.

“Durante as músicas, os pássaros movem-se dramaticamente e dirigem as últimas notas diretamente para as fêmeas”, explica o biólogo Jeff Podos, da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, que participou na pesquisa dos sons destas aves.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...