Comoco Arquitectos vence 2ª edição do Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira



O projecto N10-II, espaço desportivo e multiusos situado em Coimbra e que tem a madeira como matéria-prima de eleição, é o projecto vencedor da segunda edição do Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira.

O espaço desportivo e multiusos, implementado num antigo pavilhão industrial, contempla três áreas: recepção, zona de balneários e zona de festas. Uma estrutura porticada construída com elementos de pinho americano define a estrutura básica do espaço, cujo preenchimento, quer na cobertura como nas paredes, é feito com o uso de placas de MDF.

A aplicação das placas de MDF foi pensada para um resultado de excelência quer em termos estruturais como na definição da construção. A opção por MDF com acabamento natural permite um resultado estético harmonioso com as outras opções de materialização, como o uso de azulejos brancos, na área dos balneários, e com o desenho das peças de mobiliário em pinho e placas de MDF lacado a preto.

Assim, os arquitectos Luís Miguel Correia, Nelson Mota e Susana Constantino, do atelier Comoco, receberam um prémio monetário, atribuído pelo patrocinador ouro – Sonae Indústria – e uma obra exclusiva de Siza Vieira, enquanto o dono da obra recebeu uma placa em madeira comemorativa.

De entre o leque de obras finalistas o júri distinguiu ainda duas menções honrosas atribuídas ao Projecto Swing, da autoria de. Manfred Eccli e Pedro Cavaco Leitão, e ao Laboratório de Curadoria, da autoria de João Mendes Ribeiro em colaboração com Catarina Fortuna, Inês Lourenço e Joana Brandão

Ao Prémio, de periodicidade bienal, puderam candidatar-se os projectos construídos entre 24 de Setembro de 2011 e 28 de Junho de 2013, em território português, da autoria de arquitectos inscritos na Ordem dos Arquitectos portuguesa e que reflictam a qualidade e a versatilidade da madeira, incorporando um volume relevante de madeira e/ou seus derivados seja como solução estrutural ou decorativa.

A próxima edição do Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira acontecerá em 2015.

Sobre as obras das menções honrosas

1ª Menção Honrosa | Projeto Swing – Atelier Morada Vaga – Manfred Eccli e Pedro Cavaco Leitão 

Instalação interativa concebida para a exposição Pop Art de Guimarães, Capital Europeia da Cultura 2012. A instalação foi construída com paletes de madeira, reutilizadas, que em conjunto com outros materiais como estrutura de ferro, lhe confere um estilo “old look” e o som emitido evoca os sons industriais anteriormente ouvidos na cidade

 

2ª Menção Honrosa |Laboratório de Curadoria – Atelier João Mendes RibeiroJoão Mendes Ribeiro em colaboração com Catarina Fortuna, Inês Lourenço e Joana Brandão

Instalação temporária concebida para Guimarães – Capital Europeia da Cultura 2012, produzida em madeira, para acolher exposições e obras de artistas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...