Compromissos da comunidade UC em prol do desenvolvimento sustentável vão florir no Jardim Botânico



“Comprometo-me a consumir produtos locais”, “comprometo-me a reduzir o consumo doméstico de água”, “comprometo-me a adotar uma planta através do UC.Plantas”: estes são alguns dos compromissos da comunidade da Universidade de Coimbra (UC), em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do planeta, que vão florir no Jardim Botânico da UC (JBUC), foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, escritas em papel de sementes, no âmbito de uma iniciativa do Gabinete para o Desenvolvimento Sustentável da UC (GDS.UC), as promessas da comunidade académica estiveram durante um mês em exposição no JBUC e foram semeadas esta quarta-feira (dia 9).

A sementeira – realizada esta tarde, com a participação do Reitor da UC, Amílcar Falcão, da Vice-Reitora para o Planeamento, Sustentabilidade e Qualidade da UC, Patrícia Pereira da Silva, e da Diretora do JBUC, Teresa Girão – foi a última etapa da iniciativa “Compromissos da Comunidade UC em prol do Desenvolvimento Sustentável”, lançada em setembro de 2024 pelo GDS.UC. Então, a comunidade académica foi desafiada a assumir um compromisso por um futuro mais sustentável (uma mudança na rotina quotidiana ou um objetivo a alcançar), registando-o em papel de sementes de flores silvestres, que depois viriam a ser semeadas e a florir no Jardim Botânico da UC.

Para inspirar as promessas da comunidade universitária, foi também lançado o guia “O Teu Caminho Sustentável – Pegada Positiva”, que reúne um conjunto de orientações e sugestões de ações e iniciativas individuais que contribuem para o cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Cerca de 100 membros da comunidade universitária registaram os seus compromissos nos papéis de sementes, que agora vão diversificar a paisagem de flores silvestres e promover a conservação da biodiversidade no Jardim Botânico.

“Esta iniciativa teve como objetivo envolver a comunidade académica no compromisso institucional da Universidade de Coimbra em prol do desenvolvimento sustentável, representando como a concretização dos ODS depende de todos e de cada um. Registámos com agrado o envolvimento da comunidade nesta ação, tanto no assumir dos compromissos como na sementeira agora realizada”, afirma a Vice-Reitora Patrícia Pereira da Silva.

“Embora possa parecer apenas uma ação simbólica, esta iniciativa representa bem o papel da Universidade de Coimbra na promoção do Desenvolvimento Sustentável. Não só temos tomado medidas concretas no funcionamento diário da instituição, que nos fazem ser reconhecidos como a universidade mais sustentável de Portugal, como também queremos contribuir para a mudança de mentalidades e adoção de novas práticas sustentáveis por todos os membros da comunidade académica. Espero que este seja mais um passo inspirador nesse sentido”, conclui o Reitor, Amílcar Falcão.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...