Conceito único de veleiro feito a partir de resíduos de plástico do oceano

A poluição por plástico é um dos problemas mais graves que afetam os oceanos do mundo. Se as tendências atuais persistirem, espera-se que este tipo de poluição seja superior a todos os peixes no mar até 2050. Encontrar uma solução a longo prazo para este problema crescente é fundamental. Assim, um dos métodos mais importantes é a recolha e reciclagem de resíduos. Agora, o designer Cesar Pieri e o Furf Design Studio descobriram uma nova forma de combater os resíduos de plástico.
Segundo o “Inhabitat”, eles visionaram um novo conceito de design que leva a sustentabilidade a um nível totalmente novo: o veleiro Second Sun. A melhor parte deste design conceptualizado é que ele seria feito de plástico encontrado nos oceanos.
Tem duas características distintivas: um casco transparente e uma vela redonda amarela brilhante que representa o “Segundo Sol”. A estrutura transparente do desenho proporciona um vislumbre da vida marinha, enquanto exibe a dança das ondas do oceano. Deste modo, proporciona ao marinheiro uma experiência de navegação inteiramente nova.
De acordo com os planos definidos, o casco transparente do veleiro seria feito de biopolímero à base de algas, enquanto a estrutura interna e o tecido de resíduos plásticos recolhidos dos oceanos.
Além disso, a poluição plástica tem vindo a causar estragos nos oceanos há anos. Estima-se também que o plástico seja responsável por 85% de todo o lixo marinho e que a sua a produção duplique nos próximos anos, levando eventualmente a um aumento acentuado da poluição dos oceanos. Atualmente, apenas 9% do plástico é reciclado, devido ao baixo valor dos seus resíduos.
Se o desenho deste veleiro for bem-sucedido, “pode ajudar a reduzir a quantidade de plástico nos oceanos. Além disso, o design inovador tem o potencial para inaugurar uma nova geração de embarcações e inspirar conceitos mais amigos do ambiente no futuro”, conclui o site.