Conferência europeia ‘B+ Summit’ chega a Lisboa para debater descarbonização dos transportes pesados e combustíveis verdes



A primeira edição da conferência europeia ‘B+ Summit‘, dedicada à aceleração da descarbonização do transporte pesado através de biocombustíveis avançados e outros combustíveis verdes, terá lugar em Lisboa, no Centro de Congressos do Estoril, entre os dias 26 e 28 de abril.

Promovido em conjunto pela ABA – Associação de Bioenergia Avançada, EBB – European Biofuels Board e EWABA – European Waste and Advanced Biofuels Association, o evento conta com cerca de 200 representantes nacionais e europeus dos setores do transporte e da energia, com o objetivo de discutir o cenário da transição energética, em Portugal e na Europa, e o caminho para uma mobilidade mais sustentável.

O primeiro dia da conferência será dedicado ao mercado português e os restantes dois dias debruçam-se sobre o panorama europeu. É esperada a presença de representantes e entidades de destaque na transição energética dos combustíveis fósseis para biocombustíveis e outras fontes de energia verdes, fabricantes automóveis e organizações que trabalham na sensibilização da sociedade civil e e dos decisores políticos para o tema.

Entre os oradores, estão confirmados António Costa Silva (Ministro da Economia e do Mar), Ana Fontoura Gouveia (Secretária de Estado da Energia e do Clima), Carlos Zorrinho e Maria da Graça Carvalho (Deputados Parlamentares Europeus), e entidades tais como a ANTROP, ANTRAM, APETRO, ZERO, ARP, Galp, Prio, Galp, BP, eFuel Alliance, LNEG, DGEG, ENSE, International EnergyAgency (IEA) Bioenergy, entre muitas outras.

“O transporte pesado europeu já está a tornar-se mais ecológico, através da substituição dos combustíveis fósseis por alternativas mais verdes. É o momento certo para discutir, conjuntamente, como esta transição energética pode ainda ser acelerada com o apoio legal certo, investimento em mais fábricas ecológicas, reforço da economia circular e multiplicação da oferta de combustíveis verdes para os consumidores a nível europeu”, defende Ana Calhôa, Secretária-Geral da ABA.

“Num cenário positivo, podemos chegar a 2030 com a eliminação de uma parte significativa das emissões poluentes dos nossos camiões e autocarros através da utilização de combustíveis verdes”, salienta a responsável.

Por sua vez, Xavier Noyon, Secretário-Geral da EBB, considera que “neste momento, a descarbonização parece distante e difícil de alcançar”. No entanto, acredita que “ainda é possível inverter esta tendência, mas apenas se a União Europeia reconhecer o potencial que o B+, HVO, e outros combustíveis renováveis têm enquanto solução acessível e imediata”.

“Só através de uma coligação industrial alargada poderemos passar uma mensagem mais forte e assegurar que a União Europeia se coloca no caminho certo para reduzir as emissões dos transportes pesados”, destaca.

Também Angel Alvarez Alberdi, Secretário-Geral da EWABA, afirma que “a conferência europeia B+ Summit é um evento significativo para explorar os desenvolvimentos atuais a nível do mercado e da regulamentação no setor, assim como as soluções para a total descarbonização dos veículos pesados. Os biocombustíveis sustentáveis, produzidos a partir de resíduos e outras fontes avançadas, já são uma parte importante no sucesso da UE na redução das emissões dos transportes e, com esta cimeira, queremos sobretudo unir representantes, poder decisor e media para discutir o potencial de biocombustíveis de resíduos na descarbonização dos transportes pesados”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...