Conferência Internacional sobre Investigação em Incêndios Florestais reúne especialistas de todo o mundo em Coimbra
A 8ª Conferência Internacional sobre Investigação em Incêndios Florestais, que terá como tema dominante os grandes incêndios de 2017 em Portugal, Espanha e Estados Unidos da América, e de 2018 na Grécia, reúne especialistas de todo o mundo, de 9 a 16 de novembro, no Centro de Eventos Bissaya Barreto, em Coimbra.
Organizada pela Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), esta reunião científica realiza-se de quatro em quatro anos desde 1990, e é reconhecida como a mais relevante a nível mundial na área dos incêndios florestais.
A conferência visa «fornecer informações atualizadas sobre os desenvolvimentos em ciência e tecnologia de incêndios florestais e é uma oportunidade de conhecer pessoas e instituições, para promover a cooperação internacional nesta área de investigação», referem Xavier Viegas e Luís Mário Ribeiro, presidente e vice-presidente da comissão organizadora, respetivamente.
Cursos para profissionais
Incêndios na interface urbano-florestal, gestão do risco de incêndio, sistemas e ferramentas de apoio à decisão, gestão de incêndios, gestão de combustíveis e aspetos socioeconómicos são os seis temas principais para apresentação dos trabalhos, cada um deles com vários subtemas.
Nos dias anteriores à conferência realizam-se dois cursos especializados. O primeiro, sobre Segurança Pessoal nos Incêndios Florestais, decorre no dia 9 de novembro e é coordenado por Bret Butler, investigador do Missoula Fire Sciences Laboratory (EUA), cientista norte-americano especialista em assuntos relacionados com o comportamento do fogo e com a segurança em incêndios Florestais. O curso é dirigido a todas as pessoas que estejam diretamente ligadas a atividades relacionadas com incêndios florestais.
O segundo curso, nos dias 10 e 11 de novembro, é dedicado ao tema do comportamento do fogo. Coordenado por Albert Simeoni, diretor do Laboratório de Segurança contra o Fogo da Universidade de Edimburgo, este curso destina-se principalmente a técnicos relacionados com a previsão do comportamento dos incêndios e a investigadores que se dedicam ao estudo dos incêndios.