Conheça a história da compostagem. E algumas dicas para a fazer de forma correcta.
Ninguém sabe quem descobriu os benefícios da compostagem através dos desperdícios de lixo animal, mineral e vegetal. Independentemente dessa origem, é sabido que a vida se desenvolve a partir da morte. É partindo dessa premissa que se transformam matérias-primas em composto rico em nutrientes e se assegura a sustentabilidade orgânica.
O Natural News compilou algumas dicas e conselhos para uma correcta compostagem, veja-as aqui.
Compostagem moderna
Os princípios da jardinagem orgânica desenvolveram-se com a própria terra, são apenas uma questão de tentativa e erro que o Homem encontrou para intensificar as condições que fornecem benefícios para a criação de plantas e legumes. A linha de fundo é a de que o melhor adubo é pouco mais do que matéria orgânica em decomposição.
Uma compostagem bem-sucedida requer um conhecimento básico do processo que ocorre numa pilha de compostagem e a percepção de que não importa o que se faz ou a quantidade de pequenos erros que se cometem – o resultado será sempre um composto razoavelmente decente. Por isso, em vez de se focar em numerosas e complexas técnicas e fórmulas, comece de forma simples e siga apenas as orientações básicas para fazer um bom composto – poderá complicá-las mais tarde.
Os benefícios da compostagem
O composto fornece nutrientes e micronutrientes ao solo e ajuda no crescimento das plantas. Os nutrientes são libertados de acordo com as necessidades da planta, dependendo da temperatura e humidade disponíveis. O composto mistura-se com o solo, melhorando a sua textura e estrutura. Aumenta ainda a capacidade do solo de manter 200% do seu peso seco em água. Um solo saudável organicamente sustenta as suas plantas, proporcionando uma melhor humidade, drenagem e o oxigénio necessário ao crescimento das raízes.
A compostagem atrai minhocas e insectos amigáveis que rejuvenescem o solo e aumentam o crescimento das plantas. Ajuda também a equilibrar o pH do solo e actua como um tampão, tornando as plantas mais resistentes e menos dependentes em níveis de pH específicos.
Compostagem de matérias orgânicas
Uma dica básica para alcançar benefícios na compostagem é a construção do composto em duas partes: uma parte de matéria vegetal e outra de matéria animal (o estrume). As matérias incluídas devem ser biodegradáveis e conter nutrientes que estejam disponíveis e utilizáveis para os microorganismos. Exemplos de matéria orgânica vegetal são algas de lagoa, cinzas de madeira, borras de café, penas, lixo orgânico da cozinha (excepto óleo e gordura animal), ração seca de cão (que activa nitrogénio), cascas de ovos, flores, aparas de relva, folhas, ervas daninhas, entre muitos outros.
Activação do composto orgânico
Adicionando um activador, é possível acelerar o processo de obtenção de vantagens da compostagem, proporcionando uma fonte de azoto e de enzimas capazes de alimentar o processo. Activadores orgânicos incluem composto terminal, chá de composto e adubo seco bem apodrecido. Para quem prefere não usar estrume animal, como alguns vegetarianos, farinha de proteína pode ser usada como um activador.
Para usufruir dos benefícios da compostagem deve ainda localizar a sua pilha de composto, ir mantendo a sua aparência e o seu tamanho, garantir boa drenagem, aeração e também isolamento, para aqueles que se encontram em climas mais frios.
Velocidade de decomposição
Transformar as matérias-primas em nutrientes orgânicos ricos é aqui o objectivo e apressar a decomposição é geralmente necessário para que a compostagem possa ganhar melhores benefícios. Aumentar a humidade, molhando periodicamente o composto e arejando-o frequentemente, virando e mexendo a matéria, aumenta a acção microbiana capaz de desfazer os materiais a um ritmo mais acelerado.
Mãos à obra
Começar é a coisa mais importante no estabelecimento da sustentabilidade orgânica, utilizando os benefícios da compostagem em jardins e hortas. Plante algumas sementes, comece a sua pilha de compostagem e vá vendo como funciona. Tirar o que precisa da terra e dar-lhe de volta o que tem em abundância é o essencial para manter um fluxo natural.