Conheça a i, a submarca da BMW para a mobilidade sustentável
A BMW apresentou ontem a sua nova submarca para a mobilidade sustentável, a i, que está orientada para os carros eléctricos e híbridos plug in (ligação à tomada).
De acordo com a comunicação social, a marca alemã prevê lançar os dois primeiros modelos desta submarca – o BMW i3 e o BMW i8 – no mercado europeu dentro de dois anos, em 2013.
O i3 será conhecido como Megacity Vehicle, totalmente vocacionada para as grandes metrópoles pela sua dimensão, vertente ecológica e agilidade. O veículo utiliza fibra de carbono em grande escala, com o objectivo de reduzir o peso e consequentemente os consumos e emissões poluentes.
O i3 estará equipado com um motor eléctrico situado no eixo traseiro e capaz de debitar uma potência de 236 cv, oferecendo uma autonomia máxima na ordem dos 200 quilómetros.
Já o i8 será um desportivo ecológico, baseado no protótipo Vision EfficientDynamics Concept e capaz de proporcionar performances de um desportivo com consumos e emissões de um modelo compacto.
O i8 recorrerá a um sistema híbrido que vai combinar um motor de três cilindros turbodiesel com dois motores eléctricos, que terão em conjunto 328 cavalos de potência.
Estes dois primeiros modelos da gama i serão produzidos na fábrica de Leipzig, na Alemanha, que recebeu recentemente um investimento de 400 milhões de euros.
Por curiosidade, o logo do i será o mesmo da BMW, com a diferença de ter um anel azul.
Para além de veículos, a nova submarca da BMW irá ter uma divisão dedicada à criação de aplicativos para smartphones, a iVentures. Esta operação permitirá ao utilizador aceder a informações relacionadas com os transportes públicos, lazer e estacionamentos.