Conheça o estudo que nos vai ajudar a sair da crise
O conselho é do economista, consultor e ex-Ministro da Economia Augusto Mateus. Há dados que foram hoje revelados pelo Edelman Trust Barometer Portugal 2011 e que nos podem ajudar a sair da crise.
“Saímos desta crise pela inteligência e este barómetro dá-nos inúmeras pistas [para isso]”, revelou Augusto Mateus.
E que pistas são essas? “Em Portugal prefere-se o preço à qualidade, o hoje ao amanhã”, explica o economista. “Se sou responsável por uma empresa, Governo ou media e prometo coisas que não posso cumprir, então o caminho é a perda drástica de credibilidade”, continua o responsável.
E mais: “Estes dados são desafiantes e podem ser muito úteis para tomar decisões. Decisões a 10 ou a 15 anos, estratégicas, e não a seis meses”.
Consulte os principais resultados do Edelman Trust Barometer Portugal e decida por si.
Falta de credibilidade e uma estratégia de curto prazo são, assim, duas das razões identificadas pelo ex-Governante para a actual crise do País, por isso o caminho a seguir deverá ser o oporto.
Augusto Mateus diz que em Portugal se prefere “o lucro para os accionistas”, enquanto lá fora a prioridade vai para “uma liderança mais forte e para a sociedade”.
“Em Portugal as pessoas têm mais medo das reformas que trazem a solução do que manter-se sem fazer nada, sendo que esta última opção nos levará para o caminho da insustentabilidade”, continuou o consultor.
Finalmente, Augusto Mateus explicou que este estudo valida o argumento de que, quanto maior é o nosso conhecimento, maior é a nossa confiança. Mateus explica também que o facto das ONGs saírem fortalecidas no estudo – e os Governos em queda – mostra que aquelas estão muito mais avançadas em termos de “cooperação internacional”.
O Edelman Trust Barometer Portugal foi hoje apresentado no BES Arte & Finança, em Lisboa, e revela que os portugueses confiam mais nas ONGs (69%) que nas empresas (47%) ou comunicação social (39%). O mesmo estudo concluiu que o Governo é a instituição – das quatro analisadas – que menos confiança possui junto dos portugueses – apenas 9%.
Em relação aos resultados do ano passado, a confiança nas ONGs subiu 17%, a confiança nas empresas subiu 13% e nos media 7%. A confiança dos portugueses no Governo, por outro lado, decresceu 18%.
O Edelman Trust Barometer é um dos principais estudos sobre credibilidade e confiança nas empresas, ONGs, media e Governos e é realizado em 23 países de todo o mundo, junto de um público informado, com um rendimento elevado e que vê regularmente notícias económicas e políticas.
Em Portugal, o Edelman Trust Barometer 2011 resultou de uma parceria entre a GCI, o Diário Económico, a EGP e a Spirituc.