Conheça o Great Wrap, o invólucro completamente compostável



Há, finalmente uma película elástica feita a partir de resíduos alimentares em vez de plástico à base de petróleo. Está na altura de redefinir o seu vocabulário de “invólucro de plástico” para “Grande Invólucro”, avança o “Inhabitat”.

Segundo a mesma fonte, Great Wrap é a empresa de ciência de materiais com sede na Austrália dedicada a eliminar o plástico do planeta. Está a fazer valer o seu ponto de vista com o seu primeiro lançamento de produtos. O dispensador Great Mate é feito a partir de garrafas de plástico reciclado, retirando cada uma delas o equivalente a 33 garrafas de plástico de utilização única do fluxo de resíduos. O invólucro vem em rolos chamados “Nudie Rolls” que cabem perfeitamente no interior da Grande Companheira.

A configuração permite aos utilizadores encomendar recargas para o Grande Mate com o mínimo de desperdício. Os rolos são feitos a partir de resíduos de batata, por isso, quando o material tiver sido utilizado e estiver pronto para ser eliminado, pode ir diretamente para o composto do quintal. Esta é uma inovação maciça dentro do mundo do desenvolvimento do material – uma inovação que se destina a mudar a direção de toda a produção de plástico.

No entanto, é importante que os consumidores compreendam a diferença entre biodegradável e compostável. Um material rotulado como biodegradável irá decompor-se, embora isso possa significar simplesmente decompor-se em partículas mais pequenas, tais como os omnipresentes e prejudiciais microplásticos que se encontram agora em todos os seres vivos do planeta. Quando um item é biodegradável, também não tem uma linha temporal para a decomposição.

Os materiais que se decompõem, contudo, decompõem-se na sua totalidade, não deixando para trás partículas ou toxinas. Os materiais compostáveis são feitos principalmente de plantas. Antes de os atirar para o caixote do lixo do quintal, é importante notar se são adequados para a compostagem do quintal ou se precisam de ser enviados para uma instalação industrial (municipal). Great Wrap pode ser compostado no seu próprio quintal e decompõe-se no prazo de seis meses, que é a mesma quantidade de tempo que a maioria da madeira, relva e resíduos alimentares no caixote do lixo que partilha.

Great Wrap é feito a partir de resíduos de produtos alimentares da indústria de batatas fritas. Repõe as batatas rejeitadas, bem como as peles descascadas durante o processo. Ser compostável não é a única diferença entre Great Wrap e os tradicionais invólucros de aderência. Uma vez que é um produto natural, é propenso a derreter a altas temperaturas. Assim, embora possa ser utilizado no microondas, a empresa sugere que se mantenha atenta a temperaturas médias e altas. O Great Wrap pode, no entanto, ser utilizado no frigorífico e pode ser armazenado em segurança em casa durante dois anos.

Os materiais são feitos para funcionar de forma semelhante à forma como o plástico funciona. A diferença surge quando o embrulho é deitado fora. Enquanto os embrulhos tradicionais vão para o aterro onde leva gerações para se decompor, lixiviando para o solo no processo, o Great Wrap começa a decompor-se assim que entra em contacto com as enzimas na pilha de compostagem. Se o produto acabar no aterro, continuará a decompor-se.

No entanto, estima-se que demorará dois a três anos. Portanto, se ainda não começou a fazer compostagem, aqui está uma razão “ótima” para fazer a fazê-lo. Além disso, a compostagem é fácil e proporciona um local para muitos dos seus detritos domésticos, como todas as cascas, caules, núcleos e outros resíduos alimentares. É também o local perfeito para reciclar plantas de jardim gastas, despejar as suas aparas de relva e colocar camadas com folhas de queda.

Os fundadores da Great Wraps, Julia e Jordy Kay, pertencem a diferentes áreas de trabalho, mas partilham uma paixão comum pelo design de produtos sustentáveis. Na sua vida anterior como arquiteta, Júlia explica que estava atormentada pela quantidade de envoltórios plásticos usados para segurar produtos em paletes. Jordy, por outro lado, estava a fazer vinho e estava igualmente frustrado com a quantidade de plástico envolvido no processo de expedição. Um dia, a dupla de marido e mulher encontrou a solução tanto para a alternativa do plástico como para o seu objetivo de gerir um negócio em conjunto.

A equipa está apaixonada por cobrir o planeta com Great Wrap, um cliente de cada vez. Como alternativa aos envoltórios à base de petróleo, resolve problemas relacionados com a poluição proveniente da extração e transporte de petróleo, proporciona uma saída para os resíduos de batata dos fabricantes de batatas fritas e batatas fritas e deixa zero provas do seu tempo na Terra uma vez que se decompõe no compostor. É um produto de círculo completo, por isso não é surpresa que Jordy diga que espera ver o Great Wrap “literalmente em todo o lado” dentro de 10 anos.

Great Wrap fornece um kit inicial onde pode adquirir o seu Great Mate inicial e dois rolos de Nudie por $39. O Great Wrap está disponível em quatro opções de cor. O Nudie Rolls mede 98 pés de comprimento. Após a sua compra inicial, pode subscrever entregas automáticas a cada dois ou três meses a um custo de $19,90. As suas entregas de embrulho têm uma taxa fixa de $5 para envio. Atualmente, Great Wrap é enviado para locais na Austrália e nos Estados Unidos. Tem planos para expandir os locais de envio num futuro próximo. A empresa oferece uma política de devolução de 100% de satisfação e 30 dias para todos os Great Mates e Nudie Rolls não abertos.

 



Notícias relacionadas

loading...

Comentários estão fechados.