Conservação da natureza: Mundo tem mais zonas protegidas



Cerca de 15% das áreas terrestres do planeta e 7% dos oceanos estão protegidos por medidas de conservação. São mais de 20 milhões de quilómetros quadrados de superfície terrestre e 27 milhões de km2 de oceano que estão protegidos, números que mostram que o mundo está no bom caminho para atingir alvos importantes no que toca à conservação.

Os números são do mais recente relatório Protected Planet Report. “O crescimento continuado de áreas protegidas por todo o mundo é essencial para o futuro da biodiversidade”, disse Neville Ash, diretor do Centro Mundial de Monitorização da Conservação da ONU (UNEP-WCMC). “O grande aumento das áreas marinhas protegidas nos últimos dois anos, em particular, irá ter um papel fundamental em restaurar a saúde dos oceanos”.

O Protected Planet Report é feito pelo Centro Mundial de Monitorização da Conservação da ONU, pela União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) e pela Sociedade da National Geographic.

 

Mundo natural vale 125 mil biliões

Estas são excelentes notícias depois de o relatório da WWF ter alertado recentemente o mundo para o facto de o número de mamíferos, répteis, anfíbios, aves e peixes ter diminuído em 60% desde 1970. Esta queda gigante na população de animais selvagens é preocupante e uma perda gigante para todos nós, principalmente quando o mundo natural é responsável por uma riqueza equivalente a 125 mil biliões de dólares anuais– a economia, a humanidade, depende do mundo natural e, em última análise, nem a economia nem a humanidade podem existir sem ele.

E apesar do trabalho feito para a conservação da natureza um pouco por todo o mundo surtir algum efeito, talvez seja mais útil mostrar a quem governa o real valor da natureza na economia capitalista. O Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services (IPBES) desenvolveu uma plataforma para avaliar o valor da natureza tendo em conta a riqueza gerada para as economias do mundo. Por exemplo, a Grande Barreira de Coral contribui com 5,7 mil milhões de dólares por ano para a economia Australiana e suporta 69 mil empregos. Já o valor das terras nas Américas tem um valor de cerca de 24 mil biliões anuais, o que equivale sensivelmente ao produto interno bruto da região.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...