Construção sustentável chegou a Curitiba com a Tecverde (c/vídeo)
Curitiba está a tornar-se cada vez mais verde. Depois de anunciado um projecto para a implementação de ciclovias, a construção na cidade brasileira vai passar a ser mais sustentável, com o apoio do sistema wood frame, uma tecnologia alemã que chega agora ao Brasil pelas mãos da Tecverde.
A empresa curitibana oferece um modelo com até 80% menos emissões de dióxido de carbono que uma construção convencional, que permite, inclusivamente, edificar uma habitação de forma mais rápida. Como se todos os benefícios ecológicos não bastassem, o preço da obra é igual ou até mesmo menor que o valor de uma obra tradicional e menos sustentável.
As vantagens económicas passam ainda pela poupança em sistemas de ar condicionado ou aquecedores, uma vez que as casas são isoladas termicamente. Além disso, como as peças são produzidas na fábrica especialmente destinadas a cada um dos projectos em curso, têm o tamanho ideal, pelo que a produção de resíduos da obra diminui até 85%.
A manutenção é muito semelhante àquela realizada nas casas convencionais, à excepção de pequenas obras. Esses casos podem tornar-se ainda mais fáceis. Na eventualidade de um cano precisar de ser substituído, por exemplo, basta recortar o pedaço da parede, fazer o necessário e remontar o pedaço, explica um responsável pela empresa brasileira, citado pelo portal Atitude Sustentável.
A Tecverde é parceira do condomínio Evergreen, no bairro Santa Felicidade, também em Curitiba. Além de construir a infraestrutura do local, a Tecverde é indicada para a construção das casas.