Consumo de energia em centros de dados Google mais do que duplica em quatro anos

O consumo de energia nos centros de dados da Google mais do que duplicou nos últimos quatro anos, atingindo 30,8 milhões de megawatt-hora de eletricidade em 2024, revelou o mais recente relatório de sustentabilidade divulgado pela empresa.
Em 2024, os centros de dados da Google utilizaram 30,8 milhões de megawatt-hora de eletricidade, face aos 14,4 milhões registados em 2020, o que segundo a empresa “acompanha a rápida expansão dos serviços em nuvem e da Inteligência Artificial (IA), que exigem estruturas robustas e em operação constante”.
A Google refere ainda ter um compromisso em operar com energia 100% livre de carbono, um “objetivo que se torna cada vez mais desafiador à medida que a procura energética aumenta”.
Atualmente, os ‘data centers’ representam quase 96% do total de energia consumida por toda a empresa, sendo que cerca de 66% desta energia já é livre de carbono, considerando o consumo hora a hora.
O relatório menciona ainda algumas variações regionais, por exemplo, na América Latina os centros de dados já operam com 82% de energia limpa, enquanto regiões como Médio Oriente e África se centram nos 5%.
Recentemente, o presidente da associação ambientalista Zero, Francisco Ferreira, alertou “para o facto de muitos centros de dados operarem com eletricidade proveniente de gás natural ou carvão, contrariando compromissos climáticos e impedindo o encerramento de centrais fósseis”.
“Mesmo que os centros de dados passem a consumir exclusivamente energia renovável adicional, podem estar a desviar energia e recursos de outras áreas com maior prioridade”, afirmou Francisco Ferreira, em declarações à agência Lusa.