Consumo sustentável: 2015 será um ano-chave para mudarmos as nossas acções (com VÍDEO)



Não há volta a dar-lhe: o consumo sustentável está na ordem do dia e a nova proposta de Fiscalidade Verde, em Portugal, vai levar-nos a olhar de outra forma para a comida que desperdiçamos ou sacos de plástico que não reutilizamos.

Foi com esta visão em mente que o projecto europeu PACITA (Parliaments and Civil Society in Technology Assessment) realizou uma consulta pública aos cidadãos portugueses – e de outros 10 países – para os envolver no processo de formulação de políticas e sensibilização para esta questão. Assim, 2015 será um ano-chave para o consumo sustentável, em Portugal e outros países europeus.

“O projecto pretende contribuir para o debate, apoiando a decisão política com base no conhecimento, sobretudo nas áreas da ciência, tecnologia e inovação”, explicou ao Economia Verde Marta Almeida, coordenadora nacional do PACITA.

Em Outubro, numa sala do Centro Cultural de Belém, 120 pessoas representativas da população portuguesa reuniram-se para opinar sobre o consumo responsável. “O questionário abordou questões como a implementação de impostos ou taxas. [Mais tarde], passamos esta informação aos poderes políticos”, continuou Marta Almeida.

Um dos objectivos do projecto é sensibilizar a população para o consumo sustentável, uso eficiente dos recursos e redução dos resíduos. No caso português, revelou-se que a população demonstra uma maior preocupação com a conservação da natureza. De modo global, os europeus mostram-se preocupados com o consumo excessivo e recebem, de bom grado, noções de educação e sensibilização para o consumo sustentável.

Foto: Celso FLORES / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...