Controle o veículo com o seu pensamento: a bicicleta do futuro já anda na estrada.



Pense na mudança que quer pôr na sua bicicleta e o seu desejo, como que por magia, tornar-se-á realidade. Assim será a bicicleta do futuro, que por acaso já anda nas estradas de Pittsburgh, nos Estados Unidos.

A inovação tem uma grande marca por trás – Toyota Prius – e nasceu da vontade da multinacional japonesa em encorajar inventores e criadores de ideias a porem em prática os seus projectos tecnológicos, o chamado Prius Project.

Se o skate voador do filme Regresso ao Futuro ainda parece uma ideia distante, a bicicleta controlada pelo pensamento já não é: a Toyota Prius X Parlee Concept Bike tem como principal inovação a utilização de neurotransmissores para alterar as mudanças da bicicleta. É isso mesmo: com esta bicicleta só terá de pensar na mudança que quer pôr para ela, como que por magia, seja colocada.

Apesar de financiado pela Toyota, o projecto foi desenvolvido, no terreno, pela Parlee Bicycles e pela Deeplocal, como pode ler aqui no Menos Um Carro.

“O segredo está no capacete, que tem um neurotransmissor ligado a um iPhone 4 que está, por sua vez, em contacto com a bicicleta”, explica o movimento pela mobilidade na Grande Lisboa, que cita o jornalista Jason Kambitsis, da Wired.

“Basta sintonizar o nosso capacete ao telemóvel e podemos alterar as mudanças, simplesmente, ao pensar no que queremos fazer”, escreveu o jornalista.

“[Esta bicicleta] é a mais rápida e suave de todas as que já andei. Mas há que ter atenção e deixar a nossa cabeça livre para dar as ordens – os neurotransmissores actuam com a nossa actividade cerebral, por isso se o nosso cérebro está bombardeado com listas de compras, alterar as mudanças pode ser complicado”, continua Kambitsis.

Se não quiser utilizar esta característica, o próprio iPhone pode mudar as mudanças de acordo com a nossa cadência desejada ou até frequência cardíaca. Se isso também não resultar, basta tocar num ecrã perto do guiador para colocar a mudança certa.

E mais: se já tiver percorrido determinado percurso, o iPhone guarda todo o histórico de alteração de mudanças e, no sítio certo, faz a troca.

Apesar de todo o hype à volta da bicicleta que lê os pensamentos, a Toyota não está a pensar em comercializá-la.

Leia também este artigo da Wired.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...