Converse City Forests: os murais que ajudam a purificar o ar das cidades
A iniciativa Converse City Forests está a criar uma série de murais ao redor do mundo utilizando tinta fotocatalítica, um material que, quando ativado pela luz solar, atrai poluentes atmosféricos e os converte em nitratos inofensivos.
No Brasil, a obra foi realizada na região central de São Paulo. O local foi escolhido, justamente, por possuir um grande fluxo de pessoas e de carros, onde a tecnologia inserida na tinta poderá ter o efeito máximo desejado.
“A pintura recorda-nos quando São Paulo não era ainda uma selva de pedra e se podia ver o horizonte com serras ao fundo e também os rios em abundância. Simbolizado pelos tons de azuis, com referências aos quatro elementos: terra, fogo como sol, água representada por azul e ar como pássaro”, explicou o artista Rimon Guimarães.
Até o momento, o Converse City Forests já finalizou outros murais em Banguecoque, capital da Tailândia, e em Varsóvia, na Polónia. As próximas cidades do mundo a receberem murais do projeto são: Belgrado (Sérvia), Lima (Peru), Jacarta (Indonésia), Manila (Filipinas), Santiago (Chile), Joanesburgo (África do Sul), Bogotá (Colômbia), Cidade do Panamá (Panamá), além de Sydney e Melbourne (Austrália).
Ao todo, o mural de São Paulo tem 777 metros quadrados, e equivale à plantação de 750 árvores. As outras obras que integram o projeto Converse City Forests podem ser acompanhadas nos processos de criação e execução através do Instagram, com a hashtag #conversecityforests, ou no site oficial da campanha aqui.