Cooperative Streets: o projeto implementado em Portugal para promover ruas mais seguras, inclusivas e sustentáveis



Cooperative Streets é um projeto financiado pela União Europeia que foi implementado em território nacional, entre 2018 e 2024, com o objetivo de promover ruas mais seguras, inclusivas e sustentáveis, através da cooperação entre utilizadores, tecnologias inteligentes e planeamento urbano centrado nas pessoas.

Ao longo de seis anos reuniram-se mais de 30 entidades, públicas e privadas, a nível nacional incluindo municípios, autoridades de transporte, centros de investigação, operadores de transportes públicos, concessionárias de autoestradas e empresas tecnológicas, promovendo uma abordagem colaborativa à mobilidade urbana.

Em entrevista à Green Savers, Inês Viegas, porta-voz do projeto, explica que a TIS – Consultores em Transportes, Inovação e Sistemas teve um papel central neste projeto, liderando a coordenação técnica e assegurando a articulação entre os diversos parceiros, “reforçando a sua posição como uma referência nacional” na promoção da mobilidade sustentável e inteligente.

“Foi uma iniciativa de sucesso”, aponta Inês Viegas, sublinhando que conseguiu apoiar vários investimentos nacionais necessários para a implementação de diferentes políticas de Mobilidade e Transportes, que incluíam a execução de projetos de mobilidade urbana, relacionados com informação de transportes públicos e a integração de diferentes modos de transporte e serviços de mobilidade para os cidadãos, dos quais são exemplo os projetos MOVE-T no município da Trofa e Mobi Cascais.

Para a responsável, a disponibilização de informação sobre serviços de transporte público em meios físicos (muppies) e digitais (plataformas online e apps), “de forma agregadora e intuitiva”, foi um fator “crucial” para o sucesso na alteração dos padrões de mobilidade em várias cidades, das quais são exemplos os municípios da Trofa, Cascais, Braga, Barcelos, Famalicão e Guimarães. Embora com projetos de diferente tipologia, estiveram também envolvidos os municípios de Lisboa, Porto, Viseu, Loulé, Gondomar, Valongo, Santo Tirso e Lousada.

Principais problemas que o projeto teve como objetivos resolver

O projeto Cooperative Streets foi, assim, concebido para abordar vários problemas enfrentados pelos cidadãos de várias cidades e regiões do país, no que diz respeito à mobilidade urbana:

  • Falta de Informação em Tempo Real

Muitos cidadãos enfrentam dificuldades devido à falta de informações atualizadas sobre horários e rotas de transporte público. O projeto visou apoiar investimentos que permitiram a recolha e a disponibilização de informações em tempo real sobre indicadores de mobilidade, horários de transportes, disponibilização digital e física desta informação, ajudando as pessoas a planear as suas deslocaçãoes de forma mais eficiente.

  • Integração de Modos de Transporte

A falta de integração entre diferentes modos de transporte pode tornar as viagens mais complicadas e demoradas, promovendo desta forma o recurso ao transporte incividual privado. O Cooperative Streets incluiiu o financiamento de muitos projetos que pomoveram a integração de diferentes modos de transporte, facilitando a intermodalidade e tornando a opção por viagens em transporte público mais interessantes.

  • Acessibilidade e Inclusão

Ao promover a disponibilização de informação correta e acessível sobre os sistemas de transportes públco, o projetotambém apoio a mobilidade mais inclusiva, garantindo que mais pessoas têm acesso igualitário aos serviços de transporte.

  • Sustentabilidade Ambiental

Através da promoção do recurso aos transportes públicos e aos sistemas de mobilidade partilhada, o Cooperative Streets incluiu diversos projetos que tentam diminuir o recurso excessivo de veículos particulares (que contribuem a poluição e o congestionamento urbano). O Cooperative Streets incentivou o uso de transportes públicos e modos suaves de transporte, como bicicletas e trotinetes, promovendo uma mobilidade mais sustentável e reduzindo o impacto ambiental.

  • Qualidade das Infraestruturas de Transporte

A qualidade das infraestruturas de transporte, como paragens de autocarro e corredores pedonais e cicláveis, muitas vezes não atende às necessidades das pessoas. O projeto incluiu investimentos significativos na melhoria dessas infraestruturas, tornando-as mais seguras e confortáveis para os cidadãos.

  • Gestão de Estacionamento

A falta de gestão eficiente de estacionamento é uma dificuldade real em muitas cidades. O Cooperative Streets permitiu apoiar soluções de gestão de estacionamento em parques públicos, melhorando a organização e a disponibilidade de vagas e a articulação com as redes de transportes públicos.

Inês Viegas explica que, com a implementação do projeto permitiu-se a recolha e a disponibilização de informação em tempo real, ajudando os utentes a planear as suas deslocações. Adicionalmente, acrescenta, “trabalhámos a acessibilidade e a inclusão, ao promover a disponibilização de informação correta e acessível sobre os sistemas de transporte público e apoiámos uma mobilidade mais inclusiva, garantindo acesso igualitário aos serviços de transporte”.

A porta-voz sublinha que a sustentabilidade ambiental “é  uma prioridade”. O projeto Cooperative Streets incentivou o uso de transportes públicos e modos suaves de transporte, como bicicletas e trotinetes, “promovendo uma mobilidade mais sustentável e reduzindo o impacto ambiental”, aponta.

Trofa: um exemplo de mobilidade inteligente em Portugal

Neste contexto, e com o apoio do financiamento ao investimento realizado, o Município da Trofa lançou um projeto de mobilidade, denominado MOVE-T, com o objetivo de transformar a mobilidade urbana e promover a sustentabilidade, posicionando a Trofa como um exemplo de mobilidade inteligente em Portugal.

As principais iniciativas do projeto MOVE-T foram a criação de uma Loja Municipal da Mobilidade (MOVE-T), inaugurada em setembro de 2023, que oferece atendimento personalizado e informações sobre os serviços de mobilidade disponíveis. O desenvolvimento de um sistema de bikesharing com 60 bicicletas e 20 trotinetes elétricas partilhadas disponíveis em 17 estações e a criação de uma Infraestrutura de Carregamento Elétrico com a instalação de postos de carregamento para veículos também constaram do projeto.

A melhoria das condições de transporte público, com a qualificação de mais de 90 paragens de autocarro, a implementação de sistemas de informação ao público e a criação de 12 km de corredores cicláveis e pedonais foram ainda iniciativas do MOVE-T que representou um investimento de 890 mil euros e resultou em melhorias “bastante significativas na qualidade de vida dos cidadãos, promovendo um transporte mais eficiente e sustentável”, revela Inês.

Projeto de Mobilidade do Município de Cascais: MobiCascais

O município de Cascais lançou o projeto MobiCascais, uma iniciativa inovadora que visa transformar a mobilidade urbana através de uma estratégia integrada de gestão de mobilidade com parte dos serviços e iniciativas também financiados pelo projeto Cooperative Streets. Este projeto reúne diversos serviços de mobilidade, incluindo transporte público, estacionamento, bilhética, bicicletas e MaaS (Mobility as a Service), dentro de um sistema unificado,

O MobiCascais tem como principais objetivos:

  • Integração de Serviços de Mobilidade

O projeto integra em tempo real diversos serviços de mobilidade, como transporte público, estacionamento, partilha de bicicletas e bilhética digital, proporcionando uma experiência de utilizador contínua e eficiente.

  • Infraestrutura Técnica

Utilização de dispositivos IoT e dados em tempo real para otimizar a gestão da mobilidade. Implementação de aplicações móveis e Mobility as a Service – MaaS em nuvem para facilitar o acesso aos serviços de mobilidade.

  • Governança e Recolha de Dados

Estrutura de governança baseada em dados para otimizar o desempenho e garantir a coordenação entre os diferentes operadores. Recolha de dados em tempo real dos dispositivos IoT, em conformidade com o RGPD, para melhorar a eficiência e a experiência do utilizador.

O Mobi-Cascais visa a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos de Cascais através de um transporte mais eficiente e sustentável. A integração de diversos serviços de mobilidade num sistema unificado facilita o acesso e a utilização dos transportes públicos promovendo hábitos de mobilidade sustentável. A adoção por um número significativo de munícipes ao cartão digital para transporte público e aumento do número de utilizadores ativos que utilizam esta rede demonstra o sucesso do projeto. A integração de serviços resultou em uma melhoria na eficiência da mobilidade urbana.

Para Inês Viegas, o projeto Cooperative Streets “é um exemplo de sucesso devido aos seus resultados tangíveis apresentados na promoção de uma abordagem colaborativa à mobilidade urbana”. A integração de diferentes modos de transporte, a disponibilização de informações em tempo real, a melhoria das infraestruturas e a promoção de modos suaves de transporte “são práticas que podem ser replicadas em outras regiões para alcançar benefícios semelhantes”. Por outro lado, o envolvimento de mais de 30 entidades “demonstra a eficácia da colaboração entre os setores público e privado na implementação de políticas de mobilidade”.

O sucesso do projeto MOVE-T na Trofa, com suas diversas iniciativas e resultados positivos, “serve como um modelo inspirador para outras cidades que buscam transformar sua mobilidade urbana”, conclui.

 





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