Cosméticos: responsáveis pela morte de peixes



Um novo estudo revela que algumas larvas de peixes preferem comer plástico do que comida, o que aumenta significativamente a sua mortalidade. Este estudo é um dos primeiros trabalhos a mostrar os efeitos adversos dos micro-plásticos, fragmentos de plástico com menos de cinco milímetros, em animais marinhos.

A existência de micro-plástico nos mares e oceanos resulta da fragmentação de resíduos de plástico de maior dimensão, bem como devido à contaminação dos mesmos por parte de muitos produtos de cosmética como são exemplos pasta de dentes ou gel exfoliante.

A investigadora da Universidade de Uppsala (Suécia) Oona Lönnstedt e o seu colega Peter Eklöv realizaram um estudo que avalia os efeitos das concentrações de plástico comparáveis às que existem em alguns mares da Suécia e de outras partes do mundo com larvas da perca europeia do mar Báltico. A experiência realizou-se em tanques simulando as condições reais do mar, noticia o El País.

Os resultados mostram que na presença dos micro-plásticos as larvas de perca deixam de comer o seu zooplâncton habitual para comerem somente o plástico. O que reduz a natalidade e diminui o tamanho destes exemplares. Segundo os autores do estudo é a primeira vez que se observa este tipo de comportamento num animal marinho.

Os peixes criados na presença de micro-plásticos de poliestireno também alteram o seu comportamento, uma vez que deixam de recear o cheiro dos seus predadores.

A autora do estudo defende que “caso se confirme que os micro-plásticos estão a danificar em grande escala estes organismos, desde o seu ponto de vista químico como físico, há que proibir o seu uso nos cosméticos ou substituí-los por outros materiais biodegradáveis”.  E adianta ainda que a sua equipa está a analisar os diferentes tipos de polímeros usados pela indústria cosmética para identificarem “quais são os piores”, ou seja, os que mais riscos e danos estão a provocar na vida marinha.

 Foto: Eva the Weaver / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...