Costa Rica: o paraíso dos cães vadios
Nas pastagens verdes de Santa Bárbara, na província de Heredia, na Costa Rica, uma organização não-governamental (ONG) criou um verdadeiro paraíso para os cães vadios, um local onde eles podem andar livremente – e de forma saudável -, onde não existem abates e que possibilita aos visitantes uma interacção constante com os animais.
Com mais de 1.000 cães, o Território de Zaguatas mantém um programa de adopção, mas também convida os amantes de cães a caminhadas gratuitas ou, simplesmente, a brincar com os animais durante uma manhã ou tarde.
Fundado há mais de uma década por um casal amante de cães, o Território de Zaguatas mantém-se financeiramente saudável através de doações e do voluntariado. Ainda assim, consegue ter uma pequena equipa de trabalhadores.
A fábrica Super Perro doa 80% dos alimentos necessários para os animais, que são vacinados, castrados e desparasitados antes de entrarem no santuário. E apesar do número gigantesco de animais presentes no Território de Zaguatas, cada animal tem um nome e até um tratador personalizado, tendo em contas as suas características.
Segundo o Inhabitat, os animais são monitorizados 24 horas por dia, sete dias por semana, para acabar com eventuais lutas entre eles e manter a segurança de todos.
[nggallery id=2953 template=greensavers]