Costa Rica: turistas invadem praia e impedem que tartarugas ponham ovos (com FOTOS)
Milhares de turistas invadiram o refúgio de vida selvagem de Ostinal, na Costa Rica, e interromperam o ritual de acasalamento anual das tartarugas em vias em extinção, impedindo que estas pusessem ovos.
Os turistas colocaram-se no caminho das tartarugas e alguns ainda meteram as suas crianças em cima dos animais, para tirarem fotografias, o que as levou a regressar ao mar sem porem os ovos. Segundo o The Tico Times, as autoridades costa-riquenhas lançaram já uma investigação para descobrir por que razão os turistas não foram controlados e, de resto, perceber como é que eles chegaram até uma zona protegida.
Houve até quem tocasse nas tartarugas ou subisse para os seus ninhos, segundo a União dos Trabalhadores do Ministério do Ambiente e Energia. Já o administrador do refúgio, Carlos Hernandez, disse nunca ter visto tantas pessoas na praia.
As tartarugas chegam quase todos os meses do ano a esta praia, em grandes números, mas Setembro e Outubro é o pico deste movimento. Assim, os operadores turísticos tentam garantir um rendimento extra ao levar os turistas até este destino reservado a poucos. E põem em causa a biodiversidade local.
Segundo o WWF, o refúgio de Ostional encontra-se protegido desde 1982 e é um dos dois mais importantes do mundo para as tartarugas marinhas – milhares chegam todos os meses e por lá ficam entre três a cinco dias.
[nggallery id=2234 template=greensavers]