Covid-19: Usar a bicicleta. Este é o apelo para deslocações em Braga
O uso de bicicleta como meio de transporte, não só por lazer, é cada vez mais comum por todo o mundo. Além do condutor exercitar, poupa imenso dinheiro e não polui o ambiente. Neste momento, no auge de COVID-19 na Europa, a European Cycling Federation (ECF) diz ser uma opção viável de deslocamento para as pessoas que realmente precisam.
A Associação Braga Ciclável, que promove uma mobilidade sustentável e o uso de bicicleta na cidade, sugere que o Município apele aos habitantes que em casos excepcionais de deslocação, não utilizem os transportes públicos, mas sim a bicicleta (recorrendo aos habituais rituais de higiene e prevenção). Além disso, propõe a supressão temporárias de vias em avenidas da cidade, como na da Liberdade e João XXI, garantindo assim a redução do tráfego e a segurança dos cidadãos, que atualmente circulam a velocidades maiores do que o habitual.
Outras cidades que adotaram recomendações e medidas quanto ao uso de bicicleta para os cidadãos foram, nomeadamente, a Alemanha, o Reino Unido, Holanda, Nova Iorque e Bogotá.
De momento, devido a várias queixas, o Governo está a trabalhar para incluir a abertura de estabelecimentos como lojas e oficinas de reparação de bicicletas, que se consideram essenciais.