Covilhã: aldeia de Vales de Rio quer recuperar o brulhão (com VÍDEO)



É nas aldeias da orla do Zêzere que a tradição dos brulhões começou. O brulhão é uma receita antiga, feita com produtos da terra de Vales do Rio, onde se lava o bucho que se aproveitou dos animais de pastoreio local. Desinfectado com aguardente e limão, este petisco sobrevive ainda à espuma dos dias e desertificação das zonas rurais.

“Era eu quem fazia os brulhões para todos, era a tradição”, explicou ao Economia Verde Maria Joaquina Santos, habitante de Vales do Rio, concelho da Covilhã.

Um dos ingredientes essenciais do brulhão é o serpão – rima e é verdade – uma erva aromática que quase caiu no esquecimento. Quase, porque a aldeia recuperou este prato típico, que é novamente cozinhado à maneira ancestral – uma mistura de carnes e arroz, marinada com cebola, tomate e alho. Antes de ir cozer na panela, é preciso coser, com agulha e linha.

“Temos o sonho de divulgar ao máximo [este prato], criando a Casa do Brulhão”, revelou João Paulo Vaz, do projecto Casa do Brulhão, ao Economia Verde. “Cada região tem as suas iguarias e produtos. Na nossa zona, é o brulhão”.

O projecto pretende dinamizar a economia local, preservando a herança cultural. E deveria ser replicar noutras regiões do país, como pode ver no episódio 277 do Economia Verde.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...