Crianças australianas deixam de poder apagar as velas
As crianças australianas vão deixar de poder soprar as velas dos bolos de aniversário, de acordo com novas normas de higiene. A medida pretende evitar a propagação de germes.
As indicações dadas pelo National Health and Medical Research Council (NHMRC) da Austrália são de que as escolas devem garantir que as crianças aniversariantes têm um bolo próprio, individual, no qual sopram as velas, e que este não é partilhado com os outros meninos.
“As crianças adoram soprar as velas enquanto os amigos cantam os parabéns”, informa o documento divulgado pelo NHMRC. “Para evitar a propagação de germes quando a criança apaga as velas, os pais devem fornecer um bolo separado com uma vela, se quiserem, para o aniversariante, e outro para as restantes crianças.”
Segundo as novas regras, as equipas dos infantários são também obrigadas a limpar diariamente os brinquedos, as maçanetas, as capas de almofadas e o chão com desinfectante destruidor de germes. Já as crianças devem lavar as mãos com desinfectante à base de álcool antes e depois de brincarem em caixas de areia.
Estas medidas foram já criticadas pela Associação Médica Australiana, que defende que as normas vão longe demais e que a exposição a bactérias é essencial para o desenvolvimento de um sistema imunitário saudável. “Se vivermos numa bolha de plástico, vamos ter infecções mais tarde impossíveis de controlar”, dizem os médicos.
Segundo a Time, o NHMRC também alertou os pais para deixarem os filhos em casa caso estes não se sintam bem, a fim de evitar a propagação desnecessária de infecções aos colegas. As escolas devem ainda ignorar as recomendações dos médicos de que a criança já está bem, caso suspeitem do contrário.
Foto: Sob licença Creative Commons